João Pessoa
Feed de Notícias

Baía da Traição tem maior número de vencedores nos Jogos Indígenas

segunda-feira, 28 de maio de 2012 - 18:28 - Fotos:  Secom-PB

A Aldeia Forte, da Baía da Traição, se destacou e conseguiu o maior número de vencedores nos Jogos Indígenas da Paraíba 2012, encerrados nesse domingo (27). Os jogos, que começaram no último dia 24, foram realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Mulher e Diversidade Humana e Interiorização.

Na mini maratona, a Aldeia Forte conseguiu os dois primeiros lugares com Ubiracy da Silva e Erivelton Santos no masculino e Paula Silva e Maisa Araujo no feminino. Na modalidade de cabo de guerra masculino, a tribo vencedora foi a Santa Rita, da Baía da Traição, seguida pela Tribo do Galego, do mesmo município. No feminino, a Aldeia Forte levou a melhor, derrotando a Tribo Tramatáia, do município de Marcação.

Na corrida da tóra, modalidade que consagra duas vencedoras, a Aldeia Forte e a Tribo Brejinho (Marcação) derrotaram a Aldeia do Galego e a São Francisco (Baía da Traição). No futebol de campo, a Tramatáia derrotou na final a Aldeia Três Rios, também de Marcação, pelo placar de 3 a 1, e foi a vencedora. Pelo feminino, a disputa foi entre duas aldeias da cidade de Marcação, mas na decisão a Tramatáia derrotou a Tribo do Galego. Pelo futsal, houve apenas a competição no masculino e novamente a Aldeia Forte venceu depois de derrotar a Tribo do Galego por 2 a 0.

Na opinião do professor José Hugo, que coordenou o evento, o Governo do Estado marcou um gol de placa com a realização dos Jogos Indígenas. “Foi uma verdadeira festa que misturou cultura ao esporte e os índios demonstraram total satisfação em participar do evento”, disse.

Já o cacique Sandro agradeceu ao Governo pela classe indígena ter sido lembrada no calendário esportivo anual. “Só temos que agradecer ao Governo do Estado por ter feito esses Jogos com um segmento que muitas vezes é tão esquecido pela sociedade. Os índios estão satisfeitíssimos em terem sido protagonistas desse evento”, concluiu.

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2012 contaram com a participação de 23 tribos dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação.