Fale Conosco

5 de outubro de 2011

Alagoa Grande registra público recorde em etapa municipal da Consocial



Alagoa Grande, a 103km de João Pessoa, é o município que registrou até agora o maior número de participantes na etapa municipal da Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial). Aproximadamente 90 pessoas participaram do evento, realizado nessa terça-feira (4), no auditório do Colégio Nossa Senhora do Rosário.

Representando os 28 mil habitantes de Alagoa Grande, conselheiros, gestores públicos e membros da sociedade civil formularam propostas com o objetivo de promover a transparência pública e o acesso à informação e aos dados públicos, como também de atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.

O retorno da disciplina de Moral e Cívica ao currículo escolar das escolas públicas e privadas, além da punição para gestores e construtoras que não cumprirem os prazos previstos para a conclusão de obras públicas foram algumas das propostas priorizadas em Alagoa Grande. Outras 19 propostas vão compor o relatório, que vai representar as demandas do município na Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, a ser realizada entre os dias 15 e 17 de março, em João Pessoa.

O município possui uma Secretaria de Transparência, criada em 2009, que funciona na sede da prefeitura. No local, existe um espaço chamado “Sala da Transparência”, onde qualquer cidadão pode acompanhar o andamento de obras e o uso de verbas públicas pelo Governo Municipal. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

“A iniciativa da Consocial é muito valiosa, uma vez que chama o cidadão a se engajar na democracia participativa. As conferências contribuem para que as pessoas saibam que podem acompanhar de perto a forma como seus municípios são administrados”, disse a secretária da Transparência de Alagoa Grande, Renolda Carla Montenegro.

 

Mais de 35 cidades paraibanas agendaram a realização de etapas municipais da Conferência. Outras informações sobre a Consocial, metodologia e os próximos eventos podem ser acessadas pelo http://www.consocial.pb.gov.br/ ou ainda pelo perfil @consocialpb, no Twitter.