João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação discute processo de trabalho no Sistema Único de Assistência Social

quinta-feira, 26 de setembro de 2013 - 18:06 - Fotos: 

Cento e setenta técnicos de mais de 70 municípios paraibanos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) participam, nesta sexta-feira (27), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, de mais uma etapa do Capacita Suas – qualificação nacional para os trabalhadores da Rede do Sistema Único de Assistência Social. Nessa quinta-feira (26), o mesmo curso foi realizado em Alagoa Grande.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O coordenador geral de Disseminação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Antônio de Castro, está acompanhando a execução do Capacita Suas no Estado.

A Paraíba é o segundo estado a iniciar a qualificação, que tem como objetivo nacional melhorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) aos usuários da Rede Suas”, ressaltou.

Alagoa Grande – No primeiro momento houve palestra sobre o Processo de Trabalho relacionado à provisão dos serviços socioassistenciais com a professora doutora Socorro Vieira, que coordena o curso pela UFPB. “Incia-se um novo marco de consolidação do Sistema Único de Assistência Social com o Capacita Suas, quando os trabalhadores, a partir deste aprimoramento de conhecimentos e reflexões sobre o fazer, eles se unem aos usuários da assistência para fortalecer o processo de efetivação da assistência social como política de direito”, afirmou.

Em seguida, os alunos reuniram-se em seis grupos para a participação em oficinas distribuídas com as temáticas: trabalho em equipes de referência, interdisciplinaridade, intersetorialidade e trabalho em rede, condições de trabalho e proteção do trabalhador do Suas. O resultado do trabalho em grupo foi apresentado no período da tarde para todos os participantes. No evento, foi servido café da manhã, almoço e lanche para os participantes.

Para a técnica Zélia Cardoso Lemos, psicóloga do Cras de São José da Mata, distrito de Campina Grande, a capacitação está fazendo uma verdadeira atualização sobre a Política da Assistência Social. “Este curso está sendo muito importante porque foi dividido em módulos e estamos tendo a oportunidade de ver toda a Política da Assistência Social, desde o âmbito assistência básica a especial que tem no Suas”, disse.

Ações – Na oportunidade, a gerente executiva da assistência social, Jaciana Magalhães, e a técnica da Sedh, Carmen Meireles, fizeram uma explanação sobre as ações do Governo do Estado na área da assistência social.

Entre as iniciativas, foi citado o Pacto pelo Desenvolvimento Social, que destina recursos para as prefeituras para projetos na área da saúde, educação e assistência; Projeto Acolher, que tem como foco os idosos institucionalizados com as melhorias que serão realizadas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis); recuperação dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) que oferecem cursos profissionalizantes, além de grupos de convivência familiar e comunitária; reordenamento dos Creas, além da qualificação dos técnicos, entre outras.

Participantes – Participaram nesta quinta-feira do Capacita Suas os seguintes municípios: Alagoinha, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Algodãode Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Aroeiras, Assunção, Barra de São Miguel, Barra de Santana, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Caturité, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Juazeirinho, Lagoa Seca, Livramento, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Natuba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Riacho de Santo Antônio e Santa Cecília.

Ainda estiveram no evento os representantes de São Domingos do Cariri, São Sebastião de Lagoa de Roça, Soledade, Taperoá, Tenório, Umbuzeiro, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta e Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Seridó, Solânea, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Pararí, Prata, Santo André, São João do Cariri, Sumé, Serra Branca, Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Sossêgo, Campo de Santana, Casserengue.