João Pessoa
Feed de Notícias

Alagoa Grande comemora o Dia Nacional da Árvore com apoio da Emater

terça-feira, 26 de setembro de 2017 - 09:51 - Fotos:  Secom-PB

Palestras, caminhada ecológica, distribuição e plantio de mudas de plantas frutíferas e de essências florestais marcaram, na quinta-feira (21), em Alagoa Grande, o Dia Nacional da Árvore, numa promoção da Prefeitura Municipal, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Participaram do evento, que aconteceu por todo o dia com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater local, alunos de diversas escolas, professores, agricultores familiares, extensionistas, vereadores, secretários municipais, além do prefeito Antônio da Silva Sobrinho e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Vanildo Pereira.

Seguindo a programação, na parte da manhã as crianças e adolescentes integrantes do SCFV e alunos da escola municipal do Sítio Ribeiro participaram de uma palestra proferida pelo técnico da Emater, Paulo Luís dos Santos, sobre a importância da preservação da flora nos dias atuais para as gerações futuras. O tema fez referência ao Projeto “Plantar para garantir o futuro Verde”, desenvolvido no município.
Após a palestra, que aconteceu ao ar livre, no Sítio Tapera, pertencente ao agricultor Marcos Vitorino, teve início o plantio de mudas, cujo objetivo é recuperar a mata ciliar próxima as margens do Rio Mamanguape. As atividades no período da manhã se encerraram com visita a uma área de preservação ambiental, onde foi servido um Coffe break para os participantes do encontro.

À tarde, nas dependências do antigo Colégio do Rosário houve mais uma palestra, também ministrada pelo técnico Paulo Luis, abordando o mesmo tema. Em seguida, a distribuição e plantio de mudas entre os alunos e um grupo de mulheres do Cras.

O trabalho de conscientização de preservação do meio ambiente e de arborização em Alagoa Grande ocorre durante todo o ano. De janeiro a setembro de 2017 já foram distribuídas e plantadas cerca de duas mil mudas de plantas de essências florestais, frutíferas e medicinais das mais variadas espécies, dentre elas Palmeira imperial, Ipê, Aroeira, Jatobá, Cedro, Caibreira, Pau Brasil, Gliricidia, mamão, acerola, amora,  goiaba, hortelã, alecrim, capim santo e  manjericão.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem por objetivo principal a conscientização sobre a preservação desse bem valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.