Notícias

Ala de Pediatria do Hospital Geral de Mamanguape ganha novo visual

publicado: 09/12/2018 23h00, última modificação: 17/05/2019 16h02
1 | 2
2 | 2
ses-hosp-de-mamanguape-area-pediatrica-com-novo-visual-1.jpg
ses-hosp-de-mamanguape-area-pediatrica-com-novo-visual-2.jpg

Com o objetivo de propiciar um ambiente mais lúdico e mais humanizado às crianças hospitalizadas no Hospital Geral de Mamanguape, as enfermarias da pediatria da unidade de saúde passaram por uma reforma na estrutura interna. As obras contemplam pintura, ambiente de climatização, além de uma decoração infantil. A estratégia é montar um espaço mais acolhedor para o público infantil. A ação faz parte da política de humanização desenvolvida na instituição de saúde.

De acordo com a supervisora assistencial da enfermaria pediátrica, Carmen Rosângela, tornar o ambiente de internação mais divertido gera transformações positivas no comportamento dos pequenos pacientes. “Sabemos que para as crianças a noção delas sobre o ambiente hospitalar é dor e medo. Mas, quando esse espaço ganha uma decoração alegre, cheio de cores e vida, ele passa a influenciar diretamente no comportamento da criançada, positivamente, fazendo ela aceitar melhor o tratamento e consequentemente agilizando a sua recuperação”, explicou.

Já Pedro Lucas, psicólogo do complexo hospitalar, acrescenta que o novo ambiente ajuda no que se refere ao psicológico tanto da criança quanto dos seus acompanhantes. “Uma internação hospitalar abala o emocional de qualquer pessoa e, sendo esta uma criança, é algo ainda mais delicado. São necessárias estratégias para evitar que elas fiquem deprimidas e ansiosas. Ter um ambiente harmonioso e bonito ajuda a relaxar.”, pontuou.

Apesar da mudança recente na decoração, já são muitos os relatos de pais e acompanhantes parabenizando ao Hospital Geral pela novidade, a exemplo de Luciene Miguel, mãe de Mateus Nascimento, de cinco anos, paciente da clínica pediátrica. “Está sendo importante na recuperação de meu filho. Os desenhos acabam ajudando a deixá-lo mais calmo e feliz. Já frequentei outros hospitais com ele, porém a sensação era de desconforto com o lugar. Aqui, ele age como se estivesse familiarizado com o espaço, respondendo melhor ao tratamento”, comemorou.

Hospital Geral de Mamanguape- Inaugurado em 02 de julho de 2014, a unidade hospitalar conta com 70 leitos e oferece aos seus pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento do hospital, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape, composta pelas cidades de Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.