Fale Conosco

13 de julho de 2012

Agricultores vão fornecer produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos



OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), aprovou três projetos na modalidade Doação Simultânea para a Região do Sertão. Serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 478.127,78, beneficiando agricultores familiares dos municípios de Sousa e Vieirópolis.

O programa contempla agricultores familiares com renda anual de até R$ 4.500. Na Região, o programa também atende a 5.012 pessoas em situação de insegurança alimentar, prestando assistência social a instituições como Mesa Brasil, Sesc Paraíba, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Cozinha Comunitária de Poço Dantas, associações religiosas e Hospital Regional.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado. Ele conta com aproximadamente 600 agricultores familiares cadastrados. Executado em 14 cidades, o PAA beneficia mais de 40 mil pessoas, entre famílias de produtores e usuários das instituições que recebem os alimentos, segundo dados da Sedh.

Os resultados do trabalho de extensão rural da Emater, no município de Vieirópolis, na região de Sousa, junto aos agricultores familiares comprovam os benefícios. Um exemplo é o do agricultor Antônio Neto da Silva, que se prepara para fornecer a produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele integra a Associação Comunitária Riacho do Xavier, em Vieirópolis.

O coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, destaca que outros projetos incentivam a agricultora familiar. A produção é comercializada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras agrícolas.