João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores terão incremento na renda com venda de produtos para a merenda

terça-feira, 4 de maio de 2010 - 14:06 - Fotos: 
Duas ações paralelas nesta segunda-feira (5) começam a melhorar a qualidade de vida de um grupo de agricultores em Pilõezinhos, há 5 km de Guarabira. Eles assinaram o Contrato de Fornecimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com a Secretaria de Educação do Município e no mesmo dia, entregaram a primeira produção (346 kg de banana pacovan). A cada três meses, com a produção de frutas, hortaliças, grãos e frango eles ganharão um incremento na renda no valor de R$ 11,5 mil, graças a um trabalho de articulação, iniciado em janeiro deste ano pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB).

De acordo com o extensionista da Unidade Operativa da Emater em Pilõezinhos, Vivaldo Luis França, o projeto é uma oportunidade de diversificação da produção dos agricultores familiares que terão incremento na renda e o próprio município vai dinamizar sua economia primária. “Produtos como banana, batata doce, cebolinha, macaxeira, maracujá, entre outros, farão parte do cardápio das escolas municipais”, informou.

Ele disse ainda que a Secretaria de Educação de Pilõezinhos ofereceu todas as condições para que o processo fosse o mais transparente possível, realizando diversas reuniões com a Emater, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e agricultores. “O que gerou motivação para que os agricultores se sentissem seguros quanto à venda”, completou.

O assessor do escritório Regional de Guarabira, Ernesto Alexandre Tacconi Neto, adiantou que a articulação dos trabalhos foi realizada no início deste ano com a participação das assessoras estaduais da Emater, Ivanalda Nóbrega e Mércia Lucas. “Atualmente a empresa continua com o trabalho de articulação para elaboração de propostas em dezoito municípios da região, que devem fornecer produtos da agricultura familiar para o PNAE”, destacou.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB