Fale Conosco

27 de julho de 2015

Agricultores são orientados sobre comercialização de produtos ao Pnae



O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, realizará mais quatro Seminários Regionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) nos próximos meses nas cidades de Sousa, Patos, Campina Grande e João Pessoa, quando também serão ministrados cursos de boas práticas de fabricação de alimentos, organização e implantação de feiras da agricultura familiar.

Na semana passada, foi realizado em Picuí o 1º Seminário Regional do Pnae, ocasião em que foi lançado o Plano de Fortalecimento da Comercialização da Agricultura Familiar. O Seminário Regional do Pnae visa levar ações que ajudam na construção da cidadania do agricultor.

Com a coordenação da GU, a ação conta com a parceria do Ministério Público Federal e outras instituições, como prefeituras municipais e Agevisa, visando repassar informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O evento de Picui contou com a participação de prefeitos ou representantes, secretários de educação municipais de 37 municípios das regiões do Curimataú e do Brejo, da Frente Parlamentar, agricultores, e da Promotoria Pública Federal. Na ocasião, o promotor público federal e regional dos Direitos dos Cidadãos na Paraíba, Sr. José Godoy de Sousa, considerou como positivo o Seminário para consolidar avanços em favor da agricultura familiar. Nestes encontros também são repassadas orientações quanto a implantação do Sistema de Inspeção Municipal para agilização do processo de comercialização da produção.

Ocorreram duas palestras, sendo uma do técnico Flávio Mülher Borghezan sobre a Lei 11.947/2009 e a Resolução nº 4 de 2 de abril de 2015, que tratam das alterações dos valores que cada agricultor pode fornecer ao Pnae, seguindo de outros procedimentos junto a execução do programa, abordando também a Legislação, mapeamento e perspectivas do Pnae na Paraíba. Já o promotor José Godoy abordou o tema Atuação do Ministério Público na conscientização dos órgãos para os atendimentos à legislação pertinente a comercialização dos produtos agrícolas.

Na ocasião, o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, lembrou que a Gestão Unificada tem por finalidade contribuir para que as políticas públicas cheguem cada vez mais rápido junto aos agricultores. O secretário da Educação do Estado, Alessio Trindade, falou da importância das compras governamentais e que, com a articulação da Emater junto aos agricultores, está havendo avanços na melhoria do fornecimento de alimentos à rede escolar. Já o deputado Rubens Germano, destacou “que a Frente Parlamentar estará presente aos eventos para contribuir no sentido de levar aos agricultores as políticas públicas, a exemplo da comercialização ao Pnae e ao PAA”. Também o prefeito Acácio Dantas, de Picuí, falou da importância do trabalho que vem sendo realizado pela Gestão Unificada e lembrou que ações como estas fazem com que o aluno bem alimentado não se afaste da escola e melhore o aprendizado.

A Agevisa também participou do evento, levando informações que ajudarão na melhoria dos serviços executados pelos agricultores, estando à disposição para orientar, como já vem fazendo com a Emater e outros parceiros, no uso de boas práticas de preparação da produção e do alimento levado ao consumidor.