João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores participam de treinamento sobre palma forrageira no Sertão

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 12:23 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, orienta e acompanha o plantio de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim, com a finalidade de garantir a ração para o rebanho em período de estiagem. No município de Cajazeirinhas, localizado no Sertão, a Emater realizou visita técnica nessa quinta-feira (1º) para acompanhamento de ações no sítio Riacho Grande.

Segundo o extensionista da Emater, Zildo Vicente, na visita foi sugerida a adubação de cobertura com componentes orgânicos com o objetivo de fixar nitrogênio no solo, evitando-se com isso o uso de adubos químicos.

O presidente da Empresa, Geovanni Medeiros, destaca a importância de fazer uso da irrigação para cultivo de palma devido à redução das chuvas. Ele lembrou que a Emater trabalha para divulgar as pesquisas entre agricultores familiares e incentiva o intercâmbio de informações.

Criadores da zona rural de Cajazeirinhas, a exemplo de outros municípios, receberam raquetes de Palma Forrageira de variedade resistente à praga da cochonilha do carmim, espécies produzidas pela Emepa. Foram 4,5 milhões de raquetes distribuídas com o acompanhamento da Emater.

O extensionista visitou a área plantada. Ele repassou dicas de cultivo e manejo na formação da sementeira, que servirá de campo de multiplicação para o criador formar novas áreas e garantir a alimentação do rebanho em tempo de estiagem.

O sistema de produção de palma resistente à cochonilha do carmim por agricultores familiares acompanhados pela Emater Paraíba vem se adaptando também ao clima da região do Sertão, como parte de ações voltadas para se criar alternativa de convivência com a estiagem.

A produção de feno para alimentação do rebanho durante o período de estiagem é outra orientação do Governo do Estado para aproveitamento das pastagens surgidas com as chuvas ocorridas nos últimos meses.