João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores participam de Jornada em Alagoinha e são convocados para vacinar rebanho

sexta-feira, 16 de maio de 2014 - 16:48 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, realizou nesta sexta-feira (16), no município de Alagoinha, a Terceira Jornada de Inclusão Produtiva na Região do Brejo, com a participação de agricultores familiares que tomaram conhecimento de como acessar as políticas públicas. Na ocasião, o presidente do órgão, Geovanni Medeiros Costa, destacou o trabalho continuado de vacinação do rebanho contra a febre aftosa, cuja campanha está se realizando em todo o Estado e convocou todos para vacinar seus animais.

Na ocasião, a prefeita Alcione Beltrão destacou o trabalho de extensão rural que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba, beneficiando não somente os agricultores do Brejo paraibano, mas de todo o Estado, garantindo o desenvolvimento da agricultura familiar. “São ações que contemplam o Garantia Safra, vacinação dos animais, a comercialização por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou.

O coordenador regional da Emater Paraíba em Guarabira, José Alexandre Marques da Fonseca, falando sobre o cumprimento de metas dos 19 escritórios da empresa na região do Brejo, informou que no ano passado foram atendidos 11.022 agricultores familiares, sendo elaborados 347 projetos atendendo a agricultura familiar com um volume de recursos da ordem de R$ 3.790.588,00.

Na região também ocorreu a distribuição de raquetes de palma forrageira com 233 agricultores familiares, como também o repasse de 63.245 quilos de sementes selecionadas entre 7.606 famílias. Durante 2013, houve a emissão de 3.344 Declarações de Aptidão ao Pronaf e o cadastramento de 764 agricultores para acessar a ração para o rebanho junto a Conab e Empasa. Foram vacinadas 95.629 cabeças de animais, atingindo uma média de 87,74% do rebanho regional.

Na Jornada que ocorreu nesta sexta-feira foi de fundamental importância o apoio da Prefeitura Municipal, com suas secretarias prestando diferentes serviços e atendimento à população, além da parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e associações comunitárias rurais. O Banco do Nordeste esteve presente, atendendo aos agricultores.

Presente ao evento, o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Gonçalves, destacou o desenvolvimento sustentável do município e o apoio da Prefeitura Municipal. “A agricultura familiar é fundamental para evitar o êxodo rural e manter a juventude no campo e destacou que o Governo do Estado está levando melhorias e ações para todos os recantos da Paraíba e que a Emater tem desempenhado papel importante no conjunto destas ações”, disse.

Alagoa Grande – Entre os estandes instalados para exposição de produtos da agricultura familiar, se destacou a produção do município de Alagoa Grande. Os extensionistas Airton Farias, Paulo Luis, Roberto Luis de Oliveira e Petrônio Lucio levaram um conjunto de mostras de produtos do município, com destaque para o capim brachiaria e pangola, capim elefante e cana forrageira, e a cana-de-açúcar utilizada na fabricação de aguardente e fornecimento para as usinas.

Ainda expuseram produtos como fava verde, milho, macaxeira, derivados de leite – queijo de coelha e de manteiga -, banana, coco verde, além de cachaça industrializada Gregório e Volúpia.

A secretária da Agricultura de Alagoa Grande, Valdenice do Nascimento Silva, lembrou que a parceria com a Emater no município tem sido fundamental para que, “trabalhando juntos, possamos ajudar aos agricultores familiares a produzir com qualidade”. Ela estava acompanhada do presidente do CMDRS, Antônio Renato Fernandes de Carvalho.

As Jornadas são ações concentradas e articuladas de governos municipais, estadual e federal que visam à aproximação dos agricultores familiares a projetos de financiamento de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural.