João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores participam de avaliação sobre crédito fundiário em Gurinhém

terça-feira, 29 de março de 2011 - 17:32 - Fotos: 
As famílias integrantes do Assentamento Nossa Senhora de Nazaré, no município de Gurinhém, participaram nesta terça-feira (29) do Encontro Estadual sobre o Projeto de Capacitação de Crédito Fundiário para avaliação das ações deste programa. 
O evento é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), da Secretaria do Desenvolvimento da  Agropecuária e da Pesca (Sedap), Emater, Interpa, Incra e sindicatos de trabalhadores rurais.
Assistidos pela Emater, agricultores familiares deste assentamento passaram a integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), fornecendo produtos como macaxeira, farinha de mandioca, galinha alternativa, pimentão e coentro, em um trabalho que tem a efetiva participação de extensionistas rurais.
Como empresa integrante do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), especificamente neste assentamento, desde 2004, elabora projetos de crédito fundiário com o acompanhamento do técnico Agrícola Jonas Tadeu Cunha Castro, da unidade operativa de Gurinhém, contemplando 14 famílias de agricultores rurais com uma área de dez hectares, de um total de 144,43 hectares.
Desde a implantação deste projeto, a Emater vem realizando assistência técnica gratuita em diversas atividades, como reuniões, palestras e cursos abordando o cultivo de mandioca e outras culturas, com base na criação de uma agroindústria para o aproveitamento da produção, além dos cultivos de algodão e girassol destinado a atender o programa nacional de biodiesel da Petrobrás.