João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores no Sertão são cadastrados pela Emater

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 14:54 - Fotos: 
Depois do girassol, o plantio da mamona na Paraíba para ser transformada em biocombustível será estimulada este ano pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) que prevê a ocupação de 600 hectares com a oleaginosa. A ação faz parte de um contrato assinado no ano passado pela empresa e Petrobrás com o objetivo de impulsionar a economia local com a venda dos grãos para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).  

A meta da Emater para a safra 2009-2010 é envolver a participação de 1.000 produtores que deverão plantar 2.000 hectares com as duas culturas. Até o final desta semana os técnicos dos escritórios locais da empresa no Sertão trabalham para cadastrar 425 agricultores.

De acordo com o extensionista rural da Emater e gerente executivo do programa na Paraíba, Firmino Manoel Neto, além da Emater-PB, mais duas empresas de assistência técnica e extensão rural estão prestando serviço a Petrobrás. “Mas convém lembrar que o papel da Emater, além de prestar assistência técnica é realizar a mobilização, identificação e seleção dos agricultores que serão envolvidos na iniciativa. Após estas etapas, as 10 toneladas de sementes de girassol e mamona, fornecidas pela Petrobrás para esta safra também serão entregues pelos 35 escritórios locais da empresa aos agricultores familiares que assinaram o contrato de venda do programa”, disse.

Este ano, depois das sete oficinas preparatórias realizadas para os técnicos dos 35 escritórios envolvidos no programa, teve início este mês uma mobilização com os órgãos e entidades parceiras do programa, como as prefeituras municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável, instituições financeiras e associações rurais. Depois disso, serão cumpridas outras etapas como a articulação, identificação e seleção dos agricultores. “Em seguida, as pessoas interessadas em fornecer os grãos de mamona e girassol para o programa assinarão um contrato de adesão com a Petrobrás. A Emater ainda fará a entrega do insumo”, lembrou.

Firmino informou que algumas etapas de execução do programa para a safra 2009-2010 estão acontecendo simultaneamente. Na região do Brejo, Borborema e Mata Sul está em andamento à mobilização dos parceiros e cadastramento dos agricultores, enquanto que no Sertão, a mobilização foi encerrada e até o dia 26 também será encerrado o cadastramento dos agricultores.

O presidente da Emater-PB, Hermano Araújo destacou que além das ações acima elencadas, executadas pela empresa, o Governo do Estado vem apoiando a iniciativa com a Petrobrás através de uma parceria com as prefeituras municipais envolvidas no programa para o preparo do solo nas propriedades e distribuição de sementes de milho e feijão que serão plantadas em consórcio com as oleaginosas. “Esta é mais uma forma de incentivar a agricultura familiar na Paraíba com a diversificação de atividades que possam gerar emprego e renda no campo de forma sustentável”, destacou.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB