João Pessoa
Feed de Notícias

Governo beneficia agricultores indígenas com jornada de inclusão

quarta-feira, 28 de agosto de 2013 - 12:24 - Fotos:  Secom/PB

Os agricultores familiares indígenas integrantes das 28 aldeias dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação estão sendo contemplados com as ações das Jornadas de Inclusão Produtivas, numa iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e a Pesca.

As Jornadas de Inclusão Produtiva têm participação de vários órgãos e consistem em oferecer, no mesmo local, acesso aos projetos de assistência rural, financiamentos e oportunidade para ingresso em programas de comercialização de seus produtos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Já foram realizados três eventos neste mês, em João Pessoa, Baia da Traição e Marcação, estando programado para ocorrer outro nesta quinta-feira (29) em Cabedelo, informou a coordenadora do escritório regional da Emater, Keila Leal. Em João Pessoa, o evento aconteceu na comunidade rural de Engenho Velho, com palestra e atendimento do INSS para 50 pessoas. Na Baia da Traição, o atendimento foi na Aldeia São Miguel, com a participação de 120 pessoas e, em Marcação, teve a presença de 100 pessoas.

As jornadas são eventos que se realizam de forma articulada entre os governos municipal, estadual e federal, e visam a disseminação entre os agricultores familiares dos projetos de financiamento de crédito rural, de aquisição de imóveis rurais e de comercialização. Durante as Jornadas as famílias têm acesso a tecnologias de captação e uso eficiente de água, inovações e práticas voltadas aos sistemas de produção agropecuário, além de técnicas de processamento de alimentos para segurança alimentar e nutricional e destinação a mercados.

Os agricultores familiares dos três municípios puderam tirar dúvidas e encaminhar pedidos de financiamentos agrícolas aos Banco do Brasil e do Nordeste, obtiveram informações sobre o acesso aos financiamentos de crédito rural.

Durante a jornada, o extensionista Flávio Jacinto proferiu palestra sobre as políticas públicas voltas aos agricultores familiares, como crédito rural Pronaf, comercialização através do PAA e do PNAE e feiras de produtos e serviços.

O técnico Fábio Kleber, do BNB, tirou dúvidas sobre a renegociação de dívidas dos agricultores, e os extensionistas Bruno Medeiros, Igor Melo e Márcia Maciel deram informações sobre DAP para a população indígena. Em Marcação, por exemplo, foram entregues várias DAP a agricultores indígenas.