João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores fornecedores do Pnae constroem barragem subterrânea

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015 - 12:26 - Fotos: 

Um grupo de seis agricultores familiares, fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), residentes no povoado de Várzea, em Princesa Isabel, está sendo beneficiado com a construção de uma barragem subterrânea. A execução da obra foi orientada pela Emater-PB, contando com parceria da prefeitura municipal, que forneceu as máquinas para perfuração do terreno. Os agricultores forneceram a lona.

Segundo o agricultor Cícero Romão Batista, proprietário das terras onde foi construída a barragem, a construção é de importante para o armazenamento de água que será utilizada para irrigar a produção agrícola e o abastecimento de animais. A iniciativa partiu da Associação dos Produtores de Leite de Várzea.

“Com isso os agricultores vão garantir a continuidade do cultivo de suas hortaliças e fruteiras para atender ao Pnae e a comercialização nas feiras livres da região. Garantirão também a manutenção de suas criações”, afirmou Hermes Maia, coordenador regional da Emater-PB em Princesa Isabel, empresa que forma a Gestão Unificada com a Emepa e Interpa.

O técnico informou que os agricultores vinham enfrentado dificuldades para manter seus rebanhos e a produção agrícola devido à falta de água na região. Com acompanhamento de extensionistas, foi elaborado projeto e construída a barragem, numa ação que contou com a parceria da prefeitura municipal. Outras unidades familiares serão beneficiadas com esse instrumento de armazenamento de água.

Além de proporcionar condições de armazenamento de água para atender a demanda das famílias, a barragem dá condições para a produção de culturas, como hortaliças, feijão e milho. A barragem também atenderá à vizinhança. O agricultor Cícero Romão, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), informou que outras barragens estão sendo planejadas para construção. “A parceria com a Emater tem dado bons frutos. Sempre fomos atendidos quando solicitamos assistência técnica”, afirmou.