João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores familiares do Litoral são beneficiados pelo Tarifa Verde

quinta-feira, 6 de março de 2014 - 11:27 - Fotos: 

Os agricultores familiares da região do Litoral assessorados pela Emater Paraíba, estão sendo beneficiados com a redução de energia do Tarifa Verde, que permite trabalhar com irrigação e outros benefícios no uso dos recursos hídricos. Um exemplo de sucesso é Alex Tenório da Silva, dono de um imóvel rural no Assentamento Subauma, no município de Alhandra. Também no mesmo assentamento, os agricultores Genivan dos Santos Mendes e Sérgio Marcos de Andrade Ferreira, são beneficiários do programa. 

O Tarifa Verde, lançado pelo Governo do Estado no ano passado, tem por objetivo otimizar o uso da água e da energia elétrica com introdução respectiva de método de irrigação localizada e medidor de dupla tarifa. O medidor especial reduz em 73% o custo da energia quando o uso da irrigação acontecer entre as 21h30 e 6h da manhã, o chamado plano “A” ou entre 2h30 às 11h, denominado plano “B”.

Parceira neste programa, cabe à Emater divulgar, cadastrar e assistir tecnicamente todos os agricultores beneficiários. A seleção final dos agricultores contemplados será feita pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a quem compete a coordenação do Tarifa Verde, com parceria da Secretaria de Estado da Receita (SER) e da Energisa.

Os critérios exigidos para o agricultor se cadastrar são: disposição de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ter água em quantidade e qualidade suficientes para execução das atividades agrícolas, solos aptos para irrigação, além de equipamentos de irrigação instalados ou em fase de implantação com eficiência mínima de 80% e assinatura do termo de responsabilidade.

O agricultor familiar Alex Tenório trabalha com arrendamento da propriedade, com a participação da família e eventualmente com a contratação de mão de obra, na exploração de três hectares de uma área de 12 hectares, com o cultivo de mamão, macaxeira, inhame, feijão, acerola e maracujá. Esta sendo preparado para a aquisição de um veículo por meio da linha de crédito Mais Alimentos destinado ao transporte da produção agrícola. Ele participa da Feira da Emater, que se realiza na sexta-feira.

Já Genivan dos Santos Mentes, que trabalha no mesmo assentamento, explora uma área de cinco hectares no lote de terras pertencente ao seu pai, num trabalho de parceria. Ele cultiva acerola, maracujá, inhame, macaxeira e algumas hortaliças. Já comercializa ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Outro agricultor beneficiado com o Tarifa Verde é Sérgio Marcos de Andrade Ferreira, também do mesmo assentamento, trabalha com utiliza o sistema de irrigação por aspersão numa área de cinco hectares. Há dois anos comercializa ao PNAE Estadual e Municipal e, na propriedade, mantém uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas.

Todos estes agricultores familiares são assessorados pela Emater Paraíba, por meio dos extensionistas Antônio Gomes da Silva e Dartaham Silva de Santana, com acompanhamento do assessor especial Aguinaldo Marques de Medeiros e da coordenadora regional Keila Leal.