Fale Conosco

22 de outubro de 2013

Agricultores familiares de Rio Tinto destacam ações das Jornadas de Inclusão Produtiva



Os agricultores familiares do município de Rio Tinto participaram ativamente da Jornada de Inclusão Produtiva que aconteceu na segunda-fera (21), com a finalidade de esclarecer dúvidas e dando oportunidade de acesso a programas e políticas públicas. Na ocasião, a prefeita de Rio Tinto, Severina Ferreira Alves, enalteceu o trabalho da Emater e ressaltou a importância da parceria.

Os grupos do Peti e Cras fizeram apresentações culturais, enquanto a Emater de Rio Tinto e as agricultoras que representaram comunidades rurais prestaram homenagem a todas as mulheres, incentivando-as a aderir também à campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama.

Ainda dentro da programação da jornada, a extensionista rural Eidy Simões proferiu palestra sobre “Alimentação Saudável”, dando ênfase à Semana Mundial da Alimentação. Houve exposição de produtos saudáveis para degustação (bolos de batata, macaxeira, inhame e sucos alternativos de capim santo com limão, cenoura com limão e abacaxi com erva cidreira) e distribuição das receitas. O artesanato das comunidades Salema e Maracujá também foram expostos e os produtos da agricultura familiar chamaram a atenção dos presentes pela quantidade e qualidade, inclusive os bolos do Grupo de Produção das mulheres da Comunidade Boa Vista e da castanha artesanal de Jacaraú.

Segundo a coordenadora regional de João Pessoa, Keyla Leal, os técnicos da Emater atenderam as demandas dos agricultores e da população em geral, através dos atendimentos realizados. O Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, INSS e as secretarias municipais também prestaram atendimento ao público até o final da jornada.

Foi realizado ainda sorteio de prêmios doados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Emater, a exemplo de carro de mão, pá, enxada, regador, camisas, bonés, CD’s e também a distribuição de mudas frutíferas para os agricultores.

As Jornadas de Inclusão Produtiva estão acontecendo em toda Paraíba e têm como finalidade incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. As jornadas têm a finalidade de explicar aos agricultores familiares como funcionam as linhas de financiamento, dando oportunidade de acesso a programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros, como parte do convênio MDA/SAF-Emater-PB 701154/2008.

A Jornada em Rio Tinto contou com a participação de representantes de órgãos parceiros, a exemplo da prefeitura municipal, sindicato dos trabalhadores rurais, BNB e Agroamigo, Banco do Brasil, Fapema (Federação das Associações do Vale do Mamanguape), Associação de Agricultores da Feira de Produtores da Emater, Orçamento Democrático, secretarias municipais de Agricultura, Ação Social, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Finanças e Comunicação, associações comunitárias rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Câmara Municipal, INSS, igrejas católica e evangélica, comunidades indígenas Potiguara, Projeto ECO, Feira Aindé, Grupo de Produção da Comunidade Boa Vista,14ª Região de Educação do Estado, escolas estaduais e municipais, alunos, dentre outras lideranças. A Rádio Interação FM de Rio Tinto marcou presença no evento.