Fale Conosco

28 de fevereiro de 2012

Agricultores familiares de Quixaba fornecem produtos agrícolas ao Pnae



Um grupo de agricultores familiares assistido pela Emater Paraíba no município de Quixaba, região administrativa de Patos, aumenta neste ano a participação no fornecimento de produtos agrícolas orgânicos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As 12 famílias que trabalham com produtos agroecológicos passaram a ter uma renda média mensal de R$ 1,3 mil.

Adquiridos pela prefeitura municipal, a primeira entrega dos produtos aconteceu nesta semana, com acompanhamento da extensionista local da Emater Celiane Medeiros e da nutricionista do município Anarah Conserva. Os produtos fornecidos pelos agricultores são: frango, galinha de capoeira, coentro, cebolinha, tomate, batata doce, jerimum, melancia, pimentão, mamão, banana, goiaba, acerola, ovos, polpa de fruta e melão.

A proposta de ampliação da participação na comercialização aconteceu durante duas reuniões, sendo uma na primeira semana deste mês, quando houve o levantamento de produção dos agricultores locais e a realização de sobre o Pnae; e a segunda, oito dias depois. Como já tinha sido promovida a Chamada Pública no prazo previsto, ficou acertada a entrega da primeira remessa de alimentos.

Início – Em 2010, os agricultores familiares de Quixaba iniciaram o fornecimento de produtos ao Pnae, num percentual de 50% da produção de dez produtores rurais do município. Mas, segundo Celiane, os primeiros passos foram dados ainda em 2009, quando a Emater de Quixaba capacitou os agricultores locais para a comercialização da produção.