Fale Conosco

1 de março de 2013

Agricultores familiares de Lagoa de Dentro recebem crédito do Pronaf Estiagem



Vinte e duas famílias de agricultores do município de Lagoa de Dentro, no Brejo Paraibano, assinaram na quinta-feira (28), em solenidade na Câmara Municipal, às 9h, contratos de crédito rural da linha de financiamento Pronaf Estiagem, do Banco do Nordeste, numa ação que tem a participação do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Durante o evento, foram assinadas Declarações de Aptidão de pessoas físicas e jurídicas, estando cadastrados até o momento 500 agricultores com direito a DAP’s, para acesso às políticas públicas do Governo federal. Também estão sendo contratadas propostas de financiamento pelo Crédito Amigo, do BNB, beneficiando 30 agricultores com recursos da ordem de R$ 75 mil. No município foram cadastrados 35 agricultores para comprar milho junto à Conab.

Os agricultores familiares contemplados com os recursos do Pronaf Estiagem recebem assessoramento técnico da Emater. Segundo o diretor técnico do órgão, Erasmo Lucena, que esteve presente à solenidade, os recursos são parte de ações de convivência com a estiagem e promoção da inclusão produtiva de agricultores familiares no município. Quem também participou do evento foi o diretor administrativo da Emater, Francionildo Araújo.

No ano de 2012, com assessoramento da Emater, pelo Pronaf Estiagem, foram atendidas 2.199 famílias com um aporte de recursos da ordem de R$ 21.460.258,78, afora os valores que vêm sendo creditados desde janeiro. Os recursos operacionalizados pelo BNB destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. A maioria dos financiamentos foi destinada à agricultura familiar. Empreendedores urbanos e rurais não classificados como pronafianos também compõem o público desse programa.