João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores familiares de Condado participam da Jornada de Inclusão Produtiva

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 15:04 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Emater da Paraíba, realizou mais um uma Jornada de Inclusão Produtiva nessa quarta-feira (16), desta vez, na cidade de Condado, no Sertão. Participaram do evento, que celebrou também o Dia Mundial da Alimentação, mais de 600 pessoas, entre agricultores e representantes de órgão parceiros.

As jornadas vêm sendo realizadas desde o mês de julho para divulgar entre os agricultores familiares as propostas dos arranjos produtivos locais, no contexto de convivência com o Semiárido e do fortalecimento das práticas agropecuárias.

Organizada pelos escritórios regional da Emater em Pombal e do local de Condado, a jornada contou com a participação e apoio da Prefeitura Municipal, Banco do Nordeste, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Na ocasião, o coordenador da Emater em Pombal, Leonar Souza, destacou as ações que vêm sendo executadas visando a convivência com a estiagem e o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, além da comercialização ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O prefeito de Condado, Caio Paixão, enfatizou a parceria realizada com a Emater.

As Jornadas de Inclusão Produtivas executadas pela Emater são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com os governos federal, estadual e municipais. A programação segue até o final de outubro.

A proposta é trabalhar com o intuito de oferecer subsídios para que os agricultores possam conviver com os efeitos da estiagem em suas atividades produtivas. Dentre as ações, destacam-se a distribuição de sementes de sorgo e de raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, espécies adaptadas àquela região, além de acesso aos programas de comercialização de ração pela Empasa e Conab.

Em todas as jornadas, os técnicos da Emater informam aos agricultores todo o processo de acesso às linhas de financiamento, além de programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros, como parte do convênio MDA/SAF-Emater-PB 701154/2008.