João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores familiares de Campina são orientados a criar galinha caseira

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 - 18:35 - Fotos:  Secom-PB

O manejo produtivo de galinha caseira foi o tema central de um dia de campo que o Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba (empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca), promoveu nesta quinta-feira (28), no Sítio Lucas, em Campina Grande, com a participação de 120 agricultores familiares de várias comunidades rurais, numa parceria com a Embrapa Algodão.

O evento faz parte dos serviços continuados de Assistência Técnica Rural (ATER) – Chamada Pública no Território da Borborema. Na oportunidade, também foram discutidos programas sociais e políticas públicas para agricultura familiar, e o atendimento às famílias de agricultores beneficiadas pelo Plano Brasil Sem Miséria do governo federal.  Os temas são relevantes ao fortalecimento dessa atividade, que se constitui numa alternativa de inclusão produtiva com geração de renda, principalmente nesse período de prolongada estiagem.

Outros eventos semelhantes foram realizados na região ou estão sendo programados.  O dia de campo foi organizado conjuntamente pela Coordenadoria Regional e pela Unidade Operativa da Emater em Campina Grande, com a participação da Embrapa Algodão. As famílias integrantes deste grupo beneficiado pelo Brasil Sem Miséria também passam por um processo de organização para a comercialização de seus produtos ao programa de compras governamentais como PNAE e PAA.  Na região, famílias já tiveram acesso a crédito rural, Garantia Safra, Bolsa Família, Pronaf e algumas foram contempladas com sementes de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim.

O Plano Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pelo Governo Federal e tem como prioridade para o meio rural ações de inclusão produtiva, a estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar, por meio de assistência técnica diferenciada e estímulo para a geração de renda. Garante serviços públicos nas áreas de educação, saúde assistência social, saneamento e energia elétrica.