Fale Conosco

14 de outubro de 2013

Agricultores familiares de Cajazeirinhas discutem convivência com estiagem



A convivência com a estiagem foi discutida na sexta-feira (11), com os agricultores familiares do município de Cajazeirinhas, no Sertão, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), quando também foram debatidas questões relacionadas com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Fundiário, Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia Safra, Programa Tarifa Verde, aquisição de milho pela Conab.

São programas e ações que ajudam na convivência com a estiagem, segundo o extensionista da Emater, Zildo Vicente Leite, também foram discutidas dívidas rurais dos agricultores familiares, a distribuição de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), o Programa Nacional de Habitação Rural, entre outros temas.

Compareceram 35 agricultores de várias comunidades rurais, presidentes de associações rurais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural e secretário municipal de agricultura. Durante o evento, também foram discutidos assuntos relacionados com a defesa agropecuária e a sanidade animal.

O município já foi contemplado com uma motoniveladora e uma retroescavadeira e também receberá um carro pipa. “Este carro pipa virá em boa hora para termos água na zona rural para o consumo humano e animal”, afirmou Zildo Vicente. Com a chegada dessas máquinas doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/PAC2, será possível realizar ações estruturantes hídricas dos tipos como barragem subterrânea, barreiro trincheira, limpeza de açude, cacimba, cisterna, poço, pequenas barragens, silo e a recuperação das estradas vicinais.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município (CMDRS) de Cajazeirinhas é um órgão de caráter consultivo e deliberativo da Política de Desenvolvimento Rural do Município, criado pela Lei Municipal nº 004/2012. Os integrantes, que são representantes do poder público, de entidades civis e rurais, estabelecem as ações desejadas para implantação na zona rural, de modo que estas possam contribuir para o aumento da produção agropecuária, geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

O CMDRS encontra-se em plena atividade, sendo constituído por representantes do Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo Municipal, Emater Paraíba, Sindicato Rural e Associações de Moradores de Comunidades Rurais. Composição da atual diretoria do CMDRS de Cajazeirinhas: Eva Ismael da Silva (presidenta); Alexandre Pires de Andrade (vice-presidente); Francisco das Chagas da Silva (secretário).