Fale Conosco

9 de maio de 2013

Agricultores de Água Branca serão contemplados com raquetes de palma



11.03.13 Distribuição de Palma resistente em Patos 1 270x202 - Agricultores de Água Branca serão contemplados com raquetes de palmaO Programa Palma Resistente do Governo do Estado chega à Água Branca, nesta sexta-feira (10), região de Princesa Isabel, onde serão entregues aproximadamente 140 mil raquetes de palma forrageira resistentes à praga da cochonilha do carmim para 200 agricultores familiares criadores de gado. A atividade acontece na feira de gado do Município, a partir das 9h, por meio da Emater em parceria com outros órgãos e a prefeitura municipal.

A ação, de acordo com o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, vai beneficiar criadores dos municípios de Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares, Juru, Água Branca, Imaculada, Maturéia, Teixeira, Desterro e Cacimbas.

O cadastro e a divulgação para o evento foram executados pela Emater Regional Princesa Isabel. A distribuição da palma resistente tem o objetivo de auxiliar o agricultor familiar no enfrentamento aos efeitos da estiagem.

Lançado em fevereiro, pelo governador Ricardo Coutinho, o Programa Palma Resistente à Cochonilha do Carmim tem meta estipulada de 4,5 milhões de raquetes para essa primeira etapa. Até agora foram entregues mais de três milhões de unidades, com um investimento de R$ 3,5 milhões, informou o coordenador regional de Princesa Isabel, Hermes Maia Pereira.

A meta do Governo do Estado é distribuir as mudas da palma resistente em todo território paraibano para substituir as palmas que estão sendo dizimadas pela praga da cochonilha do carmim. A previsão para o segundo semestre é distribuir 10 milhões de raquetes.

Durante o evento, nesta sexta-feira, também ocorrem a entrega de títulos de posse de terra, por meio do Interpa, além da emissão de Declarações de Aptidão do Produtor (DAPs) por parte da Emater, assinatura de contratos com o PNAE municipal no valor de R$ 47.880,00 e ainda os festejos alusivos ao Dia das Mães. Os serviços, como corte de cabelo, manicure, pedicure e maquiagem serão oferecidos pela prefeitura local. Na ocasião, haverá também o concurso da mais bela Mulher Rural.