João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores familiares da Feira do Produtor são treinados pela Emater

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 18:58 - Fotos: 
A comercialização de 120 kg de bolos caseiros na Feira do Produtor por dois grupos de famílias assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) no município de Rio Tinto tem gerado uma renda significativa para aquelas pessoas. Toda sexta-feira, dia em que é realizada a feira nas dependências da sede da empresa na Estrada de Cabedelo, eles se deslocam da cidade a 69,5 quilômetros de João Pessoa para vender a produção. E para melhorar a qualidade do produto oferecido aos 2.000 consumidores que circulam no local, o escritório regional da Emater em João Pessoa realiza nesta quinta-feira (4), a partir das 8h uma oficina de capacitação na Comunidade Boa Vista, em Rio Tinto.
    
De acordo com a gerente regional da área social do escritório da Emater-PB em João Pessoa, Zilda Abrantes, o apoio da empresa à formação e fortalecimento dos grupos de produção familiar acontece de forma permanente, atendendo as demandas dos agricultores de base familiar. “Estamos trabalhando no assessoramento destes grupos e destas famílias na produção de alimentos, pois reconhecemos que a atividade é uma forma de garantir renda e inclusão social”, destacou.
    
Ela adiantou que os bolos produzidos pelas agricultoras familiares de Rio Tinto têm como matéria prima principal, produtos oriundos da agricultura familiar como: macaxeira, coco, batata-doce, leite, abacaxi e milho. “Para vender a produção de bolos na sede da Emater, as famílias se organizaram em dois grupos e a venda do alimento chega a atingir por feira, R$ 350,00 para cada grupo”, lembrou a gerente regional da área social do escritório da Emater-PB em João Pessoa.

Beneficiários – Atualmente, a Feira do Produtor realizada pela Emater-PB beneficia diretamente 240 agricultores familiares de 20 municípios que comercializam 45 toneladas de hortifruti e outros produtos a cada sexta-feira em 130 barracas padronizadas, dispostas numa área de 975 metros quadrados. “No ano passado, dezenas de comerciantes foram capacitados pela empresa. E para este ano, está programado um ciclo de treinamento com todos os grupos de produção da feira que vendem molho de pimenta, mel, tapioca, entre outros”, lembrou.   

Este ano, novos investimentos serão feitos na feira com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, conforme anunciou o presidente da Emater-PB, Hermano Araújo que reconhece a importância da iniciativa como fonte de emprego e renda para milhares de agricultores de base familiar.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB