Fale Conosco

26 de setembro de 2013

Agricultores do Vale do Paraíba ganharão barragens subterrâneas



agricultores vale pb 81 270x202 - Agricultores do Vale do Paraíba ganharão barragens subterrâneasOs agricultores familiares do município de Salgado de São Félix, no Vale do Paraíba, serão contemplados com a construção de 50 barragens subterrâneas e 38 apicultores da comunidade rural Dois Riachos ganharão um entreposto e duas casas de mel, financiados pelo Projeto Cooperar. Estas foram algumas ações anunciadas durante a realização da 2ª Jornada de Inclusão Produtiva, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Emater, na manhã desta quinta-feira (26).

Os benefícios foram anunciados pelo coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio de Souza, e pelo prefeito Adaurio Almeida, que ressaltou, na ocasião, o trabalho que a Emater realiza na região, criando condições para que o homem do campo tenha acesso às políticas públicas e às ações de convivência com a estiagem. O prefeito anunciou que serão ampliadas as compras por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), cujos agricultores familiares são assistidos pela Emater, estando atualmente no patamar de 30% do valor mínimo exigido pelo Governo Federal.

agricultores vale pb 9 270x202 - Agricultores do Vale do Paraíba ganharão barragens subterrâneasDurante o evento os agricultores conheceram as ações realizadas pelo Programa Veneno Zero, que consiste numa experiência com o uso de inseticidas naturais para produzir alimento agroecológico.

Cerca de 160 pessoas, entre agricultores e habitantes da cidade, participaram do evento, que também promoveu o cadastramento de agricultores interessados no benefício do Programa Tarifa Verde, que reduz a taxa de energia elétrica para a irrigação. O BNB orientou quanto à renegociação de dividas dos produtores e o Agroamigo esteve presente atendendo a quem desejava formular novos pedidos de empréstimos.

Os agricultores também tomaram conhecimento do funcionamento do Programa de Habilitação Rural, fizeram inscrições para receber a Declaração de Aptidão do Produtor, que garante formular o acesso às políticas públicas. O padre João Izidro Neto, da Paróquia São Félix Cantalice, participou da jornada. Entre outras ações de cunho social, ele acompanha os trabalhos dos apicultores do município.

agricultores vale pb 7 270x202 - Agricultores do Vale do Paraíba ganharão barragens subterrâneasSegundos dados da Emater, no ano de 2012 foram liberados mais de R$ 1 milhão em crédito rural em projetos elaborados e assistidos pela Empresa na região, destinados a ações de convivência com a estiagem, beneficiando dezenas de agricultores familiares.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, disse que os extensionistas são orientados a executar ações de Assistência Técnica Rural (Ater) e convivência com o semiárido, que reduzam os efeitos da estiagem e possibilitem aos agricultores familiares enfrentar a seca. A construção de cata-vento também é uma prática muito comum no meio rural e tem sido a principal forma de captação de água no subsolo.

A Jornada é uma ação articulada entre os governos estadual, municipal e federal, com a participação de parceiros, que visa à aproximação dos agricultores familiares a projetos de financiamento de atividades rural. As Jornadas de Inclusão Produtivas atendem ao convênio MDA/SAF-Emater-PB – 701154/2008.

agricultores vale pb 6 270x202 - Agricultores do Vale do Paraíba ganharão barragens subterrâneasO evento contou, ainda, com a presença de dois representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) que vieram participar da Jornada e visitar dois agricultores beneficiados com a política pública do Garantia Safra e do crédito do Pronaf. Os auditores Isabela Barcelo e Sivilan Tonhá estavam acompanhados do chefe do Núcleo de Crédito da Emater, Vlaminck Saraiva, e de José Marinho e Pedro Marciano e visitaram, depois, os agricultores José Neves Correia e José Augusto da Silva, do Sítio Canto Alegre, beneficiários do Garantia Safra. Eles queriam fazer uma avaliação das políticas públicas que ajudam na convivência das famílias com a estiagem.

Ainda durante a Jornada ocorreram exposição e venda de produtos da Associação dos Apicultores de Salgado de São Félix com degustação dos produtos derivados do mel; exposição dos produtos oriundos dos agricultores familiares do município; artesãos do município de Gurinhém expuseram e comercializaram seus produtos. A Secretaria de Saúde Municipal realizou aferição de Pressão Arterial e Vacinação contra Tétano e Hepatite.

Ao final, no balanço feito Emater, o Programa Tarifa Verde recebeu oito inscrições, e cinco agricultores manifestaram o desejo de se tornar fornecedores ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foram assinadas 24 propostas de DAPs e 76 agricultores buscaram orientações sobre os programas trabalhados pela Emater.

Já o BNB atendeu a 36 agricultores, e mais 16 assinaram o termo de adesão para renegociação de suas dívidas e seis apresentaram propostas para o Agroamigo e para este mesmo programa quatro manifestaram o desejo de renegociar dívidas. O Cooperar atendeu a 10 associações e agricultores interessados em projetos de cisterna de alambrado, apicultura e artesanato para projetos futuros.