Fale Conosco

2 de agosto de 2017

Agricultores discutem bioma da Caatinga e reprodução bovina durante evento em Boa Vista



A comercialização de produtos da agricultura familiar cultivados sem agrotóxicos e o debate sobre as ações realizadas para a preservação do Bioma Caatinga e as tecnologias de melhoramento genético em raças de animais bovinos fizeram parte da programação do Dia do Agricultor, nessa terça-feira (1º), na Comunidade Caluete, no município de Boa Vista, no Cariri Paraibano. O evento contou com a participação de técnicos, gestores públicos e agricultores de oito municípios.

As comemorações do Dia do Agricultor, que em todo o País é comemorado em 25 de Julho, ocorrem em uma ação integrada entre o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, integrante da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e outros parceiros.

Durante o evento de Boa Vista, aconteceu uma feira de produtos da agricultura familiar, com comercialização de artesanato, além de produtos como queijo, doces, frutas, verduras e outros produtos, seguido de degustação pelos presentes. Também teve exposição de animais suínos, caprinos, bovinos, equinos e aves.

A programação constou de duas palestras, sendo uma sobre meio ambiente, com destaque para o Bioma Caatinga, proferida por técnicos da Emater e a outra sobre manejo reprodutivo de bovinos, com a participação de pesquisadores da Emepa.

Também aconteceu a apresentação de escolas da rede municipal de ensino e mostras de trabalhos executados pelos alunos de vários educandários. O prefeito de Boa Vista, André Gomes, presente ao evento, ressaltou a importância da realização de um acontecimento desta natureza porque proporciona aos agricultores oportunidade para a troca de experiência e serve para esclarecer dúvidas.

Na ocasião, foi assinada a renovação de um termo de cooperação pelo qual a prefeitura e a Emater vão trabalhar conjuntamente para avançar ainda mais com as ações que têm por objetivo a melhoria da agricultura familiar no município, foi o que destacou o coordenador regional da Emater em Campina Grande, Sales Júnior.

Estiveram presentes ao evento representações de diversas associações comunitárias de oito municípios circunvizinhos, além dos parceiros que também trabalham integrados à Emater, contribuindo para o sucesso da feira, como a Emepa, o Sebrae, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Boa Vista, secretários municipais, a Cooperativa da Agricultura Familiar, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Câmara de Vereadores do Município.

“Podemos dizer que, devido ao esforço e a dedicação de todos os envolvidos, concluímos de forma positiva o evento, dando destaque no evento para a articulação, formação e comemoração do Dia do Agricultor”, comentou Sales Júnior.