João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores de Santa Cecília são contemplados com ações da Jornada de Inclusão Produtiva

sexta-feira, 1 de novembro de 2013 - 18:09 - Fotos: 

As Jornadas de Inclusão Produtivas, que vêm sendo realizadas desde o mês de agosto pela Emater Paraíba, em parceira com órgãos do Governo do Estado, federal e municipais, serão encerradas na próxima quinta-feira (7), na cidade de Picuí, no Curimataú. Os eventos têm como objetivo divulgar as políticas públicas voltadas para o homem do campo. Nessa quinta-feira (31), a jornada foi realizada no município de Santa Cecília.

Durante o período de dois meses e meio, foram realizadas jornadas em todos os municípios paraibanos, atendendo milhares de agricultores familiares. Durante os eventos, são oferecidos diversos serviços, como elaboração de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), cadastros de agricultores para compra do milho na Conab, elaboração de proposta de financiamento para o Pronaf, distribuição de mudas de árvores, de sementes de sorgo e raquetes de palma resistentes a cochonilha do carmim, além da elaboração de cadastro dos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Programa Tarifa Verde, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no Programa de Habitação Rural (PNHR), emissão de documentos através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), dentre outros serviços.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros Costa, esteve presente à jornada realizada em Santa Cecília nessa quinta-feira. Ele fez um balanço das atividades em todo o Estado, agradeceu o apoio dos parceiros e parabenizou a todos os envolvidos na realização do evento.

Também participaram da jornada em Santa Cecília, o coordenador regional da Emater de Campina Grande, José Sales Alves Júnior; o prefeito Daniel Lopes de Mendonça; vereadores, secretários municipais, representantes da ASA-Paraíba e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de funcionários da Defesa Agropecuária da Paraíba, educadores ambientais, presidentes de associações rurais, membros da Cooperativa Santa Cecília e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e agricultores familiares.

Durante o evento, foram distribuídas mudas de espécies forrageiras, sementes de sorgo e folhetos informativos sobre convivência com o semiárido. Os temas das palestras foram o Programa Por Um Milhão de Cisterna, da Articulação do Semiárido na Paraíba (ASA-PB), educação ambiental com ênfase em saneamento básico, Campanha Estadual contra Febre Aftosa e associativismo e contribuição sindical.

Foram oferecidos serviços de atendimento psicológico, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, cadastro no Programa Bolsa Família, cadastro para compra do milho na Conab, emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP) e elaboração de proposta de financiamento para linha de crédito Pronaf.