João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores de Santa Cecília comemoram instalação do primeiro biodigestor do município

sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 11:05 - Fotos: 

Agricultores Familiares de Santa Cecília, região administrativa da Emater de Campina Grande, inauguraram nessa quarta-feira (26), o primeiro biodigestor instalado no município, uma tecnologia simples, de baixo custo, que permite transformar esterco de animais em gás de cozinha, através da decomposição de esterco com ações de bactérias anaeróbicas. O evento aconteceu na comunidade Zé de Moura, de propriedade da agricultora Diana Dias de Albuquerque e contou com a participação de autoridades locais, extensionistas e técnicos da ONG Diaconia, que colaboraram nas etapas de construção, demonstração e funcionamento da tecnologia.

Para dona Diana, que financiou o biodigestor por meio do Pronaf B com o programa Agroamigo do Banco do Nordeste, a tecnologia tem trazido inúmeros benefícios à propriedade. Ela relata que, inicialmente foi muito difícil em virtude da carência de matéria prima já que cria poucos animais. “Eu precisava buscar esterco em propriedades vizinhas para encher o biodigestor, mas o resultado final foi muito gratificante porque não preciso me preocupar com a compra de gás de cozinha e reduzimos bastante os gastos de produção”, disse. A agricultura também fabrica bolos e vende para o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae).

De acordo com o técnico Ailton Francisco dos Santos, do escritório local da Emater de Santa Cecília, o projeto biodigestor começou no município em março de 2015, e a meta é construir mais seis unidades até o final do ano. Dentre as vantagens do uso do biodigestor ele destacou a substituição do gás butano pelo metano, evita o desmatamento da Caatinga na obtenção de lenha para consumo doméstico e olarias, auxilia na limpeza dos currais com a retirada do esterco, ajudando no controle da mosca do chifre, que ataca os bovinos, proporciona a obtenção do biofertilizante, usado como adubo na agropecuária, se constituindo em uma prática ecológica de baixo custo e eficiência produtiva.

Biodigestor – É uma tecnologia social simples e barata, que pode ser utilizada para fins comunitários ou individuais. Consta de um poço escavado no chão, com paredes e piso revestidos por placas de cimento, semelhante a uma cisterna de placa, medindo dois metros de profundidade e três de diâmetro, uma caixa de água com capacidade de três mil litros emborcada na escavação, uma entrada e uma saída de esterco, filtro feito com um botijão de água mineral e encanações. O biodigestor instalado na propriedade de dona Diana tem capacidade para fornecer gás de cozinha suficiente para uma família de cinco pessoas.