João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores de Riachão contemplados com raquetes de palma resistente

domingo, 24 de março de 2013 - 11:52 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Agricultores familiares do município de Riachão foram contemplados nesta semana com 10 mil raquetes de palma resistente à cochonilha do carmin, numa ação conjunta do Governo do Estado, por meio de um convênio com a Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e a Prefeitura Municipal. Trata-se de uma ação preventiva, tendo em vista que a doença ainda não chegou à região, a fim de evitar prejuízos para os criadores em período de longas estiagens.

Na ocasião da entrega das sementes de palma, o prefeito Fábio Moura destacou que a ação era o início de um grande investimento que será feito na agricultura de Riachão e que a Prefeitura dará toda sustentabilidade aos agricultores familiares do município para melhor produzir suas culturas, inclusive colocando tratores à disposição para o trato da terra onde a palma será plantada. Os agricultores ficaram entusiasmados com a proposta do prefeito, que se comprometeu em manter a parceria com a Emater local.

O técnico da Emater Paraíba, Bilac Oliveira, destacou a importância da palma na ração dos rebanhos, e destacou o trabalho de parceria que a prefeitura de Riachão passa a desenvolver conjuntamente com a Emater, dando suporte para levar ações ao agricultor familiar.

O Programa Palma Resistente distribuirá, em sua primeira etapa, 4,5 milhões de raquetes de palma resistente em todo o Estado, auxiliando o agricultor familiar a sobreviver neste período de estiagem prolongada. A segunda etapa do programa, prevista para o segundo semestre, entregará 10 mil raquetes por agricultor, junto com kits de irrigação e insumos, com o objetivo de criar 83 pontos de multiplicação no Estado. Em um ano, os próprios agricultores gerarão 13 milhões de raquetes resistentes.

O programa Palma Resistente completou um mês de atividades e já distribuiu mais de um milhão de raquetes de palma resistente em 72 municípios. “Esse programa está cruzando o estado, dando esperança ao agricultor familiar paraibano. Em pouco mais de um mês entregamos um grande volume de palma, garantindo uma cultura resistente na Paraíba, e ajudando o produtor rural a sobreviver à estiagem prolongada”, comentou o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.