João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores de Patos comemoram implantação de barragens subterrâneas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015 - 11:09 - Fotos:  Arquivo

Famílias agricultoras das comunidades rurais de Patos podem contar agora com uma eficiente tecnologia de convivência com o semiárido.  O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam) e da Emater, deu início à entrega das 11 barragens subterrâneas do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem – Programa Viva Água, que garantirão o armazenamento de água da chuva e a produção agrícola dessas famílias nos períodos de estiagem.

Para a família do agricultor José Benício Monteiro, morador da comunidade Trincheira e um dos beneficiados com as barragens subterrâneas, essa tecnologia vai somar na hora da produção. “Com essa tecnologia a gente vai aumentar nossa produção e com isso gerar renda também”, comemorou.

Segundo o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, as famílias agricultoras dessas comunidades tiveram a oportunidade de ser beneficiarias com uma das tecnologias mais eficientes na captação e armazenamento de água para as condições do semiárido. “Afinal, está é uma tecnologia que dá condições para a família produzir alimentos para manutenção da família e dos animais em épocas em que a água é muito escassa”, enfatizou.

Orientados pelos técnicos da Seafds, os agricultores usam uma técnica antiga e simples de convivência com o semiárido, que acumula água no subsolo, evitando a evaporação, e facilitando o plantio de capim e forrageiras para os animais, milho, feijão e fruteiras, bem como água, por meio de cacimbão, para abastecimento. Depois de Patos, de acordo com o cronograma de entrega das barragens subterrâneas, será a vez dos municípios de Salgadinho, São Mamede, Santa Luzia, Cacimba de Areia, Mãe D’água, Junco do Seridó e Santa Teresinha.