Fale Conosco

20 de setembro de 2013

Agricultores de Olho D’água se inscrevem no Tarifa Verde e se cadastram no PNAE



Agricultores familiares do município de Olho D’água, no Vale do Piancó, fizeram inscrição para receber o benefício do Programa Tarifa Verde, que concede redução da tarifa de energia, tiveram acesso à ração vendida pela Conab para alimentação do rebanho e iniciaram o cadastro para se tornarem fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Essas ações foram realizadas durante a 2ª Jornada de Inclusão Produtiva ocorrida na cidade da qual participaram cerca de 600 pessoas.

Durante as atividades os agricultores familiares puderam, ainda, tirar dúvidas quanto aos financiamentos agrícolas e o Garantia Safra. Mais de 70 pessoas renovaram seus contratos pelo Pronaf B para a criação ou manutenção de rebanhos suínos, avicultura de corte e postura, reforma e construção de cercas, kit irrigação e o Programa Minha Casa Minha Vida.

A gerente da Emater no Vale do Piancó, Roméria Pereira, destacou o trabalho dos técnicos do e dos parceiros como o Banco do Nordeste e INSS, e afirmou que a Prefeitura Municipal foi decisiva para o sucesso da jornada produtiva com os agricultores.

Uma equipe do INSS orientou os agricultores sobre o processo de aposentadoria, agendamento, auxílio doença, salário maternidade e outros serviços. Pelo Banco do Nordeste os agricultores se informaram sobre renegociação das dívidas, linha de crédito, crédito-amigo e propostas de empréstimos. Já a Empasa fez cadastramento para distribuição de alevinos.

O secretário de Agricultura do município, Elzir de Carvalho Câmara, disse que foi um dos encontros mais produtivos já realizados na região. O prefeito Chico Carvalho classificou o evento como positivo e reafirmou o compromisso de continuar buscando alternativas para melhorar a vida do agricultor.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, disse que as Jornadas de Inclusão Produtivas têm a finalidade de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares, dando oportunidade de acesso a programas e políticas públicas para a agricultura familiar, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), entre outros programas oficiais de apoio á atividade agrícola.