Fale Conosco

30 de janeiro de 2015

Agricultores de Nazarezinho assistidos pela Emater vão fornecer produtos ao PAA



Noventa agricultores familiares do município de Nazarezinho vão fornecer seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimento (PAA). Dois contratos, no valor de R$ 700 mil, foram firmados esta semana. Esses agricultores são assistidos pela gestão integrada Emater, Emepa e Interpa.

A produção agrícola comercializada totalizará 400.853 quilos com duração de oito meses, tempo que corresponde à execução do projeto. A entrega dos produtos será semanal, iniciando em fevereiro, informou Francisco de Assis Bernardino, coordenador regional da Emater em Sousa, que jurisdiciona Nazarezinho.

Os agricultores familiares entregarão toda semana abobrinha, abóbora cabocla, abóbora de leite, acerola, alface, banana prata, batata doce, berinjela, caju, cebolinha, coentro, feijão verde vargem, goiaba, laranja pêra, limão, mamão formosa, manga espada, manga Tommy, maxixe, melancia, milho verde em espigas, pepino, pimentão verde, pinha, quiabo, macaxeira, entre outros itens.

Entre as entidades que receberão os produtos estão o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nazarezinho, a Mesa Sesc de Sousa, Cozinha Comunitária de Poço Dantas, Cozinha Comunitária de Joca Claudino e o Banco de Alimentos de Patos.

Segundo Assis Bernardino, a Modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local.       Para participar do programa, a Conab exige que os agricultores estejam organizados em cooperativas ou associações. O processo tem o acompanhamento da Emater.