Fale Conosco

17 de março de 2014

Agricultores de Jericó participam de oficina sobre armazenamento de ração animal



Os agricultores familiares da Comunidade Jenipapo, no município de Jericó, no Sertão, discutem alternativas de convivência com a estiagem. A ação é do Governo do Estado coordenada pela Emater Paraíba. Devido ao longo período sem chuva que ocorreu no começo do ano, os criadores buscaram novas alternativas para manter o rebanho, assessorados pelos extensionistas rurais.

Durante o evento, que aconteceu na Associação Comunitária de Jenipapo, a extensionista da Emater de Jericó, Maria do Socorro Almeida de Figueirêdo orientou os presentes para a participação nas políticas públicas do Governo, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foram fornecidas todas as informações básicas destes programas e também fez a orientação sobre algumas alternativas para os agricultores amenizarem os problemas ocasionados com a estiagem.

No evento, foram entregues Declarações de Aptidão ao Pronaf para onze famílias que terão acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH), como também aos demais programas para a agricultura familiar.

Outras possibilidades de melhorias da condição de vida das famílias foram discutidas na reunião, como a comercialização de artesanato que é confeccionado pelas mulheres, a formação de um grupo de mulheres artesãs e a realização de cursos para orientá-las na organização da produção.