João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores de Itatuba conhecem o Tarifa Verde e ações de convivência com estiagem

sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 16:58 - Fotos: 

O Governo do Estado, por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), numa parceria com a Prefeitura Municipal de Itatuba, realizaram, na semana passada, a Jornada de Inclusão Produtiva, na Praça Zacarias Dias, com a participação de agricultores familiares. A Jornada é uma ação concentrada e articulada de governos municipais, estadual e federal que visa a aproximação dos agricultores familiares a projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, comercialização e de crédito rural.

Segundo o extensionista Geogles Dantas da Rocha, gerente local da Emater e organizador do evento, foram atendidos centenas de agricultores familiares, em diversas ações como elaboração de projetos agropecuários de convivência com o semiárido, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf, distribuição de sementes aos agricultores familiares do município, cadastro no Programa Tarifa Verde, além de dezenas de propostas de microcrédito rural atendidas diretamente pelos assessores de crédito do Banco do Nordeste do Brasil, que estiveram presentes na Jornada de Inclusão Produtiva.

Estiveram presentes o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emílio, assessores Antônio Jocemar (regional) e Hermano Araújo (estadual), o gerente do Banco do Nordeste, Jair, chefe da Defesa Agropecuária Regional, Cristiano Rocha, secretário de Agricultura, Efren de Lira Alves, e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Elza de Lira, do prefeito Aron Renê Martins de Andrade e do vice-prefeito Josemar Martins, que falaram da importância da realização deste evento, aproximando ainda mais o agricultor familiar das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, pelo Município e pelo Governo Federal.

Durante a Jornada foi proferida uma palestra pelo assessor de bovinocultura da Emater, Hermano Araújo, que apresentou uma tecnologia aplicada para amenizar os efeitos das estiagens sobre os animais bovinos, ovinos e caprinos de carne e leite. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Emepa e está sendo difundida pela Emater Paraíba. Em Itatuba, através da Associação dos Produtores de Leite, foi contemplada com uma Unidade de produção (prensa hidráulica e uma betoneira) dos blocos multinutricionais que consistem em uma fonte sólida de suplementação estratégica que fornecem proteína, energia e minerais, compensando, em parte, o déficit nutricional dos rebanhos durante a época da seca.

O assessor estadual da Emater José Marinho Lima também falou sobre o Programa Tarifa Verde do Governo do Estado, que garante aos agricultores familiares uma economia de até 80% do valor da conta de energia elétrica usada na irrigação, através da instalação do “medidor verde”. Os agricultores interessados podem procurar a Emater, inclusive durante a Jornada que vem ocorrendo em todo o estado. O assessor regional Antônio Jocemar falou sobre as diversas ações desenvolvidas através da Emater Paraíba na Região de Itabaiana.