João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultores da região de Sousa acessam ações levadas pela Jornada de Inclusão Produtiva

terça-feira, 27 de agosto de 2013 - 11:35 - Fotos: 

Agricultores familiares de três municípios da região de Sousa, no Sertão, estão sendo beneficiados com a redução do consumo de energia através do Programa Tarifa Verde, cadastro para a compra de milho da Conab para alimentar o rebanho e entrega de sementes de sorgo para produção de forrageira, como parte de uma ação de convivência com a estiagem no semiárido.

Esses benefícios foram levados aos agricultores durante a realização da Jornada de Inclusão Produtiva ocorrida nos municípios de Joca Claudino, em Lastro e em São José da Lagoa Tapada, atendendo agricultores familiares com diversas ações, numa iniciativa do Governo do Estado, efetivada pela Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário da Pesca (Sedap), e vários parceiros. As jornadas têm como objetivo principal incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e facilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas no âmbito federal e estadual.

Foram atendidos mais de 200 agricultores familiares em Joca Claudino, 180 em Lastro e mais de 330 em São José da Lagoa Tapada, em serviços como cadastro técnico de produtor para comprar milho da Conab para alimentar o gado, tomada de proposta de crédito rural para financiar a produção agrícola, cadastro da Tarifa Verde, que permite redução no consumo de energia, e ainda elaboração de Documento de Aptidão do Produtor (DAP) e distribuição de sementes de sorgo.

Além desses serviços, ainda foi ofertada a retirada de documentos pelo Programa Nacional da Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), promovido pelo Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Toda a mobilização foi coordenada pelo chefe do escritório regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, com a participação e o apoio dos extensionistas da região.

O extensionista rural da Emater Paraíba, Flávio Marcílio Domingos de Sousa, proferiu palestra sobre o Programa Garantia Safra. No município do Lastro, o evento também contou com a participação da Associação de Pescadores e venda de milho do Programa da Conab.

Em Joca Claudino teve a distribuição de 230 mudas de espécies frutíferas e ornamentais para 80 agricultores familiares, além de serviços de saúde (glicemia e aferição da pressão arterial), com 107 atendimentos, e exposição de artesanato local.