João Pessoa
Feed de Notícias

Região de Monteiro é contemplada de Jornada de Inclusão Produtiva

segunda-feira, 28 de abril de 2014 - 17:20 - Fotos:  Secom-PB

A terceira edição da Jornada de Inclusão Produtiva, que consiste em levar aos agricultores familiares projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural, acontece em nível regional em Monteiro, no Cariri, nesta quarta-feira (30), no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, a partir das 8 h, numa realização do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

O evento é organizado pelo escritório regional da Emater em Serra Branca e a Unidade Operativa de Monteiro, que estimam uma participação de 600 pessoas que devem prestigiar o evento e desfrutar dos diversos serviços a serem oferecidos. A realização da Jornada contará com parceria da Prefeitura Municipal de Monteiro, que, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Agricultura, vai ofertar aos participantes serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos e vacina contra gripe (campanha de vacinação do período); apresentação cultural do grupo folclórico Black Art composto por alunos do ensino fundamental II da Escola Municipal Maria do Socorro Aragão; emissão de Carteira de Identidade, Carteira Trabalho e Previdência Social – CTPS.

Uma equipe de profissionais dos Programas Sociais disponíveis no município (CRAS, CREAS, Bolsa Família), disponibilizará serviços de beleza (cortes de cabelo, escova e limpeza de pele). Presente ao evento, o INSS, por intermédio da equipe do Programa de Educação Previdenciária – PEP, vai informar e esclarecer dúvidas quanto à aposentadoria e benefícios previdenciários. Uma feira agroecológica integrará também a programação do evento.

O coordenador regional da Emater em Serra Branca, Antonio Alberto de Albuquerque, informou que durante a jornada os Bancos do Brasil e Nordeste irão elaborar propostas de crédito e promover a repactuação de débitos pendentes. “Contaremos ainda com a distribuição de mudas, por meio da Escola Agrotécnica de Sumé e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP’s) pelo escritório local de Monteiro”, acrescentou.

Para maior conhecimento dos agricultores familiares sobre a sistemática de funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o chefe do Núcleo de Comercialização e Gestão (Nuceg), Flávio Muller Borghezan, ministrará palestra sobre PAA e PNAE. Os 21 escritórios locais que compõem a região Serra Branca estarão presentes com agricultores familiares de seus respectivos municípios. Representantes da Cooperativa do Uruçu, de São João do Cariri, (cooperativa que irá comercializar produtos na copa) irão demonstrar seus produtos. Haverá, também, exposição e confecção de trabalhos artesanais da região; exposição da máquina, confecção de blocos multinutricionais e distribuição de sementes.

No ano passado, a Jornada da Inclusão Produtiva da Região Administrativo de Serra Branca, que congrega 21 municípios, contou com a participação de 1.600 famílias agricultoras, dessas, 800 foram atendidas diretamente com crédito rural, fomento e comercialização. O volume de recursos de R$ 379 mil.

Já o Programa Brasil Sem Miséria contratou cinco projetos produtivos com atividades agrícolas e não agrícolas, beneficiando igual número de famílias com volume de recursos de R$ 12 mil. Artesanato, horticultura, avicultura, ovinocultura foram algumas das ações que mais se destacaram.

Calendário – Ao todo, serão realizadas 238 Jornadas em nível municipal, mas o calendário elaborado pela Emater contempla 15 cidades onde acontecerão grandes eventos regionais. Já aconteceu em Campina Grande e nesta terça-feira (29), será a vez de Areial e na quarta-feira (30), em Monteiro.

A partir de maio, os eventos continuarão nos dias 8 – Jericó; 9 de maio –  Itaporanga; 15 maio – Desterro; 16 de maio- Guarabira: 22 de maio-Junco do Seridó; 23 de maio – Salgado de São Félix; 29 de maio- Picuí; 30 de maio- São João do Rio do Peixe; 5 de junho- Pombal; 6 de junho – Aparecida; 10 de junho – Bananeiras e 11 de junho- em João Pessoa, encerrando as Jornadas de Inclusão Produtiva de 2014.