João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultoras de Caturité terão curso sobre beneficiamento do umbu

quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 11:30 - Fotos:  MDA

Na busca de alternativa para complemento da renda do agricultor familiar, aproveitando as potencialidades de cada região, a Emater Paraíba promove nesta sexta-feira (20), na Comunidade Mucunã no município de Caturité, no Cariri, o curso sobre derivados do umbu.

A aula começa às 8h e vai até às 16h para 20 participantes do Grupo Informal de Mulheres. Também será uma oportunidade para a conscientização das pessoas para preservar essa fruteira.

O evento é uma parceria entre o Escritório Regional da Emater em Campina Grande e a representação de Caturite. O curso, cuja finalidade é o melhor aproveitamento desta fruta produzida na região, será ministrado pela extensionista social Maria da Salete Brasileiro.

Na aula, as mulheres aprenderão como manipular os derivados da fruta, tais como polpa, compota, doce, geléia, musse, umbuzada e suco.

Além do consumo da família, os produtos serão comercializados nas cidades vizinhas, garantindo renda extra aos agricultores. Atualmente, o fruto do umbuzeiro é comercializado nas feiras livres e nas rodovias.

O umbuzeiro é uma planta típica do Nordeste. Pode chegar a seis metros de altura e tem copa larga. Os frutos são redondos e suculentos. Mas o que chama a atenção nessa planta são as raízes modificadas, as túberas ou batatas. O umbu é uma fruta que vai do doce ao azedo, dependendo das chuvas, do semiárido nordestino.

Durante a safra, de novembro a março, os umbuzeiros ficam carregados de frutos que são comidos in natura ou usados para fazer doce, refresco ou a famosa umbuzada. É uma fruta bem perecível.