João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultoras de Alagoa Grande visitam comunidade em Rio Tinto

quarta-feira, 26 de novembro de 2014 - 10:28 - Fotos: 

Um grupo formado por 14 mulheres rurais de Alagoa Grande conheceu a agroindústria de bolos na Comunidade Bela Vista, em Rio Tinto, desenvolvida por agricultoras familiares, com assessoramento da Emater Paraíba. A experiência deixou as agricultoras animadas com as histórias que ouviram e decidiram também iniciar processo de aproveitamento das potencialidades agrícolas do município onde residem.

A visita foi coordenada pela Emater Paraíba, por meio dos escritórios regionais de João Pessoa e de Alagoa Grande, visando aproximar os agricultores familiares para conhecimento das potencialidades de cada comunidade e, juntas, crescerem em conquistas e melhoria de renda. O grupo foi recebido pela assistente social Edinete Freire, de Rio Tinto, e pelas assistentes sociais Kátia Santana e Isaurina Ferreira, do escritório estadual da Emater Paraíba.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdenice Maria Rosas, disse que esses encontros promovidos pela Emater Paraíba representam um avanço nas conquistas das comunidades porque trazem conhecimento, despertam as famílias e ajudam a crescer. “Algumas comunidades que estão caminhando lentamente, vendo o sucesso de seus vizinhos, estão procurando reativar as suas associações”, comentou.

Também estavam presentes, os presidente dos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rio Tinto, José de Azevedo Soares e de Alagoa Grande, Antônio Renato Fernandes. A secretária da Agricultura de Alagoa Grande, Nice do Nascimento Silva, disse que a prefeitura municipal se comprometeu a comprar a produção da agricultura familiar.

Durante a visita, as mulheres conheceram o funcionamento da agroindústria de bolo da agricultura familiar Maria das Graças que, junto com outras, fabricam produtos que comercializam nas feiras e se preparam para entregar aos programas do governo.