Fale Conosco

10 de maio de 2013

Agricultor investe em agroturismo e constrói pousada no meio rural



emater agricultor constroi pousada rural agroturismo1 270x202 - Agricultor investe em agroturismo e constrói pousada no meio ruralO agroturismo, que pode se transformar numa alternativa para o aproveitamento das potencialidades rurais da Paraíba, despertou interesse de agricultor Sérgio Murilo, residente na comunidade Fazenda Velha, na zona rural de Campina Grande. Com assessoramento da Emater e outros parceiros ele investiu no turismo rural com recursos do Pronaf Estiagem. Sérgio construiu uma pousada com seis apartamentos, e montou uma infraestrutura indispensável a uma boa acolhida dos turistas.

A propriedade de cinco hectares fica localizada a 8 km de Campina Grande e possui bom acesso, além de uma visão privilegiada da cidade. “Agradeço à equipe da Emater pelo apoio e orientações durante nossa jornada, hoje vislumbro um futuro melhor para minha família, apesar de possuir uma pequena área mesmo sendo em uma região seca, mas é a garantia para que tenha trabalho e renda. Esses recursos, recebidos agora, nós investimos em armazenamento de água e na construção de mais dormitórios. Eles também ajudam a impulsionar o projeto”, afirmou.

O técnico da Emater local, Tibúrcio Lima, orienta o produtor na utilização sustentável dos recursos naturais da Unidade de Produção Familiar, como também na capacitação da família. “Por meio da linha de crédito do Agroturismo da Emater, vamos inserir a família nos programas e redes de turismo rural com nossos parceiros como o Sebrae e a Associação Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE) de Campina Grande”, afirmou.

Sérgio disse que pretende acessar novas linhas de crédito que garantam mais recursos para ampliar e modernizar as instalações, ampliar o plantio de árvores nativas, aumentar a oferta de água, cultivar hortas e pomares agroecológicos. Com a proximidade do São João, várias reservas já foram confirmadas.

O turismo rural e o artesanato despontam na Paraíba como agentes propulsores do fortalecimento da agricultura familiar. O Governo do Estado, por meio da Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), pretende trabalhar com maior ênfase para impulsionar o setor. Em novembro do ano passado, a Emater realizou a I Oficina do Turismo e Artesanato Rural na Agricultura Familiar que reuniu extensionistas dos escritórios regionais e locais das 15 regiões administrativas do Estado.