Fale Conosco

18 de julho de 2011

Agricultor familiar de Lagoa de Dentro terá Centro de Produção de Beneficiamento de frutas



Os agricultores familiares de Lagoa de Dentro, todos produtores de frutas, decidiram pela implantação de uma unidade de polpa para aproveitar a produção de abacaxi, caju e manga. A decisão foi tomada durante reunião com técnicos da Emater Paraíba local, que teve a participação dos extensionistas George Firmino do Nascimento, gerente local; Alexandre Marques, coordenador regional de Guarabira; e os técnicos Genival Soares e Manoel Quintans. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Maricélio do Nascimento, o secretário da Agricultura do município, Adriano Freire, e a prefeita Sueli Freire também participaram das discussões.

O Centro Comunitário de Produção que os agricultores familiares decidiram construir terá apoio da Eletrobrás, e além de polpas de frutas também poderá beneficiar carne de base familiar. A iniciativa partiu da Associação dos Produtores de Abacaxi de Lagoa de Dentro, que representa 80% da produção familiar dessa cultura no município, ocupando 500 hectares.

Ficou acertado que com apoio da Emater, empresa vinculada à Secretaria da Agropecuária e da Pesca, serão realizados levantamentos da área produtiva, pesquisa de mercado e aquisição de um terreno para construção do Centro, a ser obtido junto à prefeitura municipal. Serão feitas vistorias sanitárias e a instalação dos equipamentos, que devem ser doados pelo Eletrobrás.

 

O presidente do CMDRS, Maricélio do Nascimento, que também é agricultor familiar, disse que essa iniciativa trará benefícios com a geração de empregos e renda no município, e que a produção poderá ser adquirida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição Alimentar (PAA).