João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultor familiar de Cajazeirinhas vai fornecer produtos ao PNAE

segunda-feira, 17 de março de 2014 - 12:05 - Fotos: 

A Emater Paraíba, em Cajazeirinhas, no Sertão, promoveu na semana passada, uma palestra sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na Escola Estadual Maria Soledade Assis Freitas para os alunos, professores e funcionários da unidade de ensino e também realizou a Chamada Pública com o objetivo da aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar local para fornecer a merenda escolar durante o ano letivo de 2014.

A Emater Paraíba, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e a Escola Estadual Maria Soledade Assis Freitas, conduziu o o evento que teve como palestrante o técnico Zildo Vicente Leite, extensionista rural, que falou sobre o PNAE no município, abordou a Lei 11.947/2009, entre outros assuntos. Todos tiveram espaço para fazer perguntas ao técnico da Emater, e todas as dúvidas foram esclarecidas sobre o programa de alimentação escolar.

De início, foi feita a divulgação da Lei 11.947/2009 junto ao pessoal do Conselho Escolar e os alunos presentes, detalhando todo o processo de como acessar essa importante política pública para a alimentação escolar com a participação da agricultura familiar local. Em seguida, foi a vez do presidente do Conselho Francisco de Assis Lucena e a diretora da Escola Estadual Maria de Fátima Medeiros apresentar a Chamada Pública (Nº001/2014) da referida entidade para aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar local e colher a assinatura no projeto de venda. Pelo contrato de compra e venda com a escola, o agricultor familiar Francivaldo Alves de Almeida, do Sítio Varzinha, vai fornecer seus produtos para a merenda escolar durante o ano de 2014.

Nós fazemos um trabalho de orientação, divulgação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mapeamento e levantamento da produção, identificação dos agricultores, organização da produção, elaboração do projeto de venda e assessoramento técnico e entendemos que, assim como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A alimentação escolar (PNAE) é mais uma alternativa para que o agricultor familiar possa escoar sua produção e receber um preço justo”, destacou Zildo Vicente Leite, gerente da Emater Paraíba em Cajazeirinhas, cujo escritório está ligado à Regional da Empresa na cidade de Pombal.