Fale Conosco

19 de setembro de 2011

Agricultor familiar cultiva hortaliças e comercializa para o PNAE



Zezé do Coengtro Itaporanga 04 16-09-2011A produção orgânica de hortaliças tem permitido ao agricultor familiar José Nazário da Silva, conhecido como Zezé do Coentro, no município de Pedra Branca, fornecer produtos para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) das escolas das redes estadual e municipal em sua cidade.

Zezé do Coentro Itaporanga 03    15-09-2011-1Com assessoramento técnico da Emater, Zezé do Coentro trabalha em pouco mais de um hectare e usa o sistema orgânico em seu cultivo, que consiste em evitar o uso de defensivos químicos. Ele produz coentro, alface, cebolinha e feijão verde, todos irrigados.

Depois de consolidar a produção de hortaliças, o agricultor percebeu a necessidade de ampliar a sua base de produtos ofertados no mercado local, e para isso ampliou a parceria que mantém com a Emater local. Após visita do extensionista Severino Jerônimo dos Santos e do engenheiro agrônomo Ernani José Costa Diniz, constatou-se a possibilidade de melhorar a eficiência dos equipamentos de irrigação, introduzir as culturas de beterraba, berinjela, mamão, maracujá e outras espécies, de modo que o agricultor possa conquistar novos mercados.

Zezé do Coentro Itaporanga 16-09-2011José Nazário disse que já tentou trabalhar com essas culturas que estão sendo sugeridas, mas sem sucesso. No entanto tem confiança de que, agora com o acompanhamento da Emater, possa obter resultados positivos.