João Pessoa
Feed de Notícias

Agricultor de Marizópolis encontra alternativa para superar deficiência hídrica no Sertão

terça-feira, 12 de abril de 2016 - 12:33 - Fotos: 

O agricultor familiar Editojones Braga da Silva, no Setor Massapê, do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, município de Marizópolis, no Sertão paraibano, encontrou uma alternativa para continuar trabalhando na terra após os consecutivos anos de estiagem. Ele passou a cultivar goiaba com irrigação localizada pelo sistema de micro aspersão, onde antes havia a plantação de coco, cultura que exige um volume maior de água.

Com a assistência técnica da Unidade Operativa da Emater em Marizópolis, o agricultor plantou 150 mudas da variedade Paluma, em espaçamento de 6m x 5m. A goiaba é uma cultura de retorno rápido e menor exigência de água, daí o interesse do agricultor pela substituição.

Os extensionistas rurais Hilvaro Marques Moreira e Daniel Elias Casimiro orientam quanto aos tratos culturais, a exemplo da adubação, da lamina de água a ser aplicada na irrigação,  período das podas e como devem ser feitas e os cuidados no controle de pragas e doenças.

Outros agricultores das Várzeas de Sousa, a exemplo do Editojones Braga, que tinham as culturas de coqueiro anão e banana como  principais atividades, devido a dizimação quase total dessas lavouras, passaram a plantar culturas de ciclo curto e menos exigência em água, como feijão, melancia, maracujá e agora goiaba.

O agricultor disse que está confiante com a nova cultura e está satisfeito com a assistência técnica que vem recebendo. O mercado para esta fruta se apresenta promissor e com retorno satisfatório. Todo o trabalho tem o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.