João Pessoa
Feed de Notícias

Agosto das Letras termina nesta sexta com sarau poético e montagem de painel coletivo por ilustradores paraibanos

quinta-feira, 20 de agosto de 2015 - 12:20 - Fotos:  Secom-PB

O encerramento do Agosto das Letras traz uma programação variada nesta sexta-feira (21). Pela manhã, das 9h às 12h, acontece a roda de diálogo “Conversando sobre Zé Lins”, no museu que tem o nome do escritor. No mesmo horário, Archidy Picado Filho encerra a oficina de escritor. Às 15h, o grupo Contação de Rua contará histórias para o público infantil no Mezanino 2. Ainda na programação da Semana Literária, às 19h, acontece lançamento simultâneo dos livros “O Pôr do Sol Literário na literatura paraibana”, de Helder Moura; “História da Paraíba e Samuel Duarte”, de José Octávio de A. Mello; “Publicações da APL”, de Itapuã Boto Targino e outros; “Rádio história e rádio jornalismo”, de Gilson Souto Maior e “O cordel no Vale do Paraíba” (Itabaiana).

No encerramento, a atriz Suzy Lopes comanda sarau poético no mezanino 2, às 21h, onde também ocorre a Feira de Livreiros e lançamentos. No mesmo local, artistas participantes da 1ª Mostra de Ilustração Literária da Paraíba – cada um com seu traço e estilo – farão um painel coletivo gigante. A exposição, que ocupa a parede externa dos auditórios do mezanino, contém trabalhos de ilustradores paraibanos conhecidos nacionalmente como Elma, Izaac Brito, Jacquie Lima, Juliana Fiorese, Lelo Alves, Megaron Xavier, Raoni Xavier e Veruschka Guerra.

Na programação do Seminário de Bibliotecas Públicas será discutido o tema “Atuação das Bibliotecas Públicas no Estado da Paraíba”, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, às 14h. Participam da discussão, Helane Cybelle, bibliotecária responsável pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Sapé; Jocelino Tomaz, fundador e responsável pela Biblioteca Comunitária de Caiçara; Anelise Macedo, biblioteca Pública Aderbal Piragibe (Cabedelo); Cybelle Macedo Nunes, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba.

Às 18h, acontece o Seminário Biblioteca Escolar – Lei 12.244/10: caminhos possíveis/Aquisição pública de livros: visão do processo. A discussão será na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, com as presenças de Rozeane Marinho Ribeiro, da Secretaria Executiva da Gestão Pedagógica do Estado da Paraíba, representante da Secretaria Executiva da Gestão Pedagógica do Município de João Pessoa; Rosa Zuleide, professora do DBD/UFPB, Panorama do Ensino dos Cursos de Biblioteconomia; Leonardo Cavalcante, Presidente do CRB-15 – Conselho Regional de Biblioteconomia.

Conversando sobre Zé Lins – Outra atração da Semana Literária é a roda de diálogo “Conversando sobre Zé Lins”, que teve início na terça-feira (18) e vai até esta sexta-feira (21), das 9h às 12h, no museu que leva o nome do autor de “Menino de Engenho”. Das 15h às 22h, acontece a Feira de Livreiros, no mezanino 2 do Espaço Cultural.

Agosto das Letras – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza o projeto de 14 a 21 de agosto.São oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, mesas redondas, entre outras atividades de interação com público, escritores e editoras, voltadas aos variados segmentos da área. Três atividades formam o evento: o 1º Encontro Regional Sobre Histórias em Quadrinhos, o Quadrinhos Intuados, que aconteceu de 14 a 16 de agosto, na Gibiteca e auditórios; a Semana Literária, de 17 a 21 de agosto, e o Seminário de Bibliotecas Públicas e Escolares, dias 20 e 21 de agosto.