João Pessoa
Feed de Notícias

Agora, plenárias dos 223 municípios paraibanos devem ocorrer até o dia 30 de janeiro de 2010

quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 17:29 - Fotos: 
O prazo para a realização das Conferências Municipais das Cidades foi ampliado. Os prefeitos paraibanos têm até o dia 30 de janeiro de 2010 para promover as plenárias em seus municípios. A nova data foi escolhida pela Comissão Preparatória da 4ª Conferência Estadual, para que os gestores municipais tenham mais tempo de convocar a realização do evento em cada cidade do Estado. O prazo anterior era 15 de janeiro do próximo ano.

Nesta quinta-feira (26), os integrantes da Comissão Preparatória da 4ª Conferência Estadual começaram a visitar 15 dos 223 municípios paraibanos, para mobilizar os prefeitos a realizarem as plenárias até a nova data limite. Na lista de municípios que serão visitados, até a próxima semana, estão Patos, Pombal, Cajazeiras, Santa Luzia e Conceição.

O coordenador geral da 4ª Conferência Estadual das Cidades, Achilles Leal Filho, afirmou que o município que deixar de fazer a Conferência Municipal terá dificuldades para conseguir verbas do Ministério das Cidades e programas habitacionais, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Alerta – “Os municípios que não fizerem suas conferências municipais, com certeza não serão prioridade no Ministério das Cidades. É importante que os prefeitos convoquem suas conferências municipais. A plenária é um espaço democrático para população levar suas reivindicações aos gestores e discutir com eles as prioridades para os municípios, além de escolher os delegados que vão à plenária estadual”, alertou Achilles Leal Filho.

Até agora, seis municípios paraibanos já marcaram a data para a realização das conferências municipais.  Campina Grande e Santa Rita, por exemplo, farão as plenárias nesta sexta-feira (27). Já a João Pessoa marcou seu evento para os dias 5 e 6 de dezembro próximo.

A 4ª Conferência Estadual das Cidades vai acontecer entre os dias 19 e 20 de março de 2010. O lema do evento será ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’, e o tema ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio de 2010, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, que contará com delegados de todos os estados brasileiros.
 

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme