João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa/PB tem participação ativa nas discussões da Comissão Intergestora Regional da 11ª GRS

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - 10:06 - Fotos: 

O envio do Plano de Ação 2014 e também de relatórios mensais; a importância da alimentação regular do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), e a realização (em 2014) de ações mais efetivas, especialmente de caráter educativo, foram temas defendidos pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária junto aos gestores de saúde dos municípios localizados na 11ª Gerência Regional de Saúde do Estado. Os assuntos foram abordados em reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR), formada pelos secretários de Saúde dos municípios de Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares.

A reunião foi realizada no município de Princesa Isabel, no Alto Sertão da Paraíba, e contou com a participação dos secretários de Saúde dos municípios de Água Branca (Edizio Firmino, que responde pela presidência da CIR), Juru (Ivaldo Silva), Manaíra (Luiz Alves), Princesa Isabel (Vitória Maximiano) e Tavares (Shelley Suassuna). A Agevisa/PB foi representada pela gerente técnica regional Higia Maria Trigueiro Lucena, que responde pela Vigilância Sanitária estadual na região polarizada pelo município de Patos.

Registrando também a presença da gerente da 11ª GRS, Joelma Muniz, do gerente da 6ª GRS, José Leudo, e do diretor do Hospital Regional de Princesa Isabel, Cícero Florentino, o encontro teve como temas principais da pauta as questões relacionadas às referências da Programação Pactuada e Integrada (PPI), à apresentação do Plano de Urgência e Emergência da Regional e ao relatório dos cursos promovidos conjuntamente no âmbito da Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cies/Cefor).

Para a gerente técnica regional, Higia Lucena, a presença da Agevisa/PB nas discussões da Comissão Intergestora Regional (CIR) da 11ª GRS é muito importante do ponto de vista da contribuição efetiva para o reforço das ações de saúde em benefício da população. Além disso, denota a abertura e o comprometimento da CIR para com as questões do Sistema Único de Saúde e para com a construção democrática e participativa das políticas de saúde na região.

Segundo a diretora geral Glaciane Mendes, a presença efetiva da Agevisa/PB nas instâncias de planejamento e promoção da saúde dos paraibanos está alinhada aos ditames estabelecidos pelo governador Ricardo Coutinho, para quem o governo deve se fazer parceiro de todas as esferas administrativas e dos demais organismos representativos da sociedade no sentido de oferecer à população um atendimento de qualidade construído a partir do diálogo, da troca de experiências e do empenho pessoal e profissional de todos que integram a estrutura da administração estadual.

As reuniões da Comissão Intergestora Regional são mensais e ocorrem de forma descentralizada.