João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa/PB reúne municípios para ampliar pactuações e reforçar ações de proteção à saúde

sexta-feira, 11 de março de 2016 - 18:58 - Fotos: 

A Agevisa/PB iniciou esta semana um trabalho de articulação com os municípios paraibanos visando à ampliação do processo de descentralização do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), segundo informou a diretora-geral, Glaciane Mendes. Durante toda a manhã de quinta-feira (10), o diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional, Irlanilson Fabrício de Almeida, e o gerente-técnico de Integração e Articulação da Agevisa/PB, Tiago Lemos Oliveira Machado, se reuniram com coordenadores das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que integram a região de responsabilidade da II Gerência Técnica Regional da Agevisa, sediada em Campina Grande/PB.

Recepcionados pela gerente-técnica regional em Campina Grande, Karina Ligia de Freitas Sales, os participantes da reunião discutiram questões como estrutura das Visas municipais e sobre o que deve e como deve ser feito para que a parceria entre Estado e municípios possa surtir efeitos mais satisfatórios na execução da Vigilância Sanitária. A região da GTR II da Agevisa/PB abrange 72 cidades.

“Esta ação visa aumentar ainda mais o número de municípios pactuados para ampliar e fortalecer o alcance da promoção e da proteção da saúde em todo o território paraibano”, observou a diretora Glaciane Mendes. Atualmente, segundo o gerente-técnico Tiago Lemos, dos 223 municípios paraibanos, 176 estão pactuados com a Vigilância Sanitária estadual, e a intenção é ampliar ainda mais o processo de descentralização para que a sociedade possa contar com uma ação ainda mais efetiva na defesa da sua saúde, notadamente por estarem os municípios mais próximos da população e, por consequência, dos seus problemas e de suas necessidades.

Em Patos – Uma segunda reunião já está confirmada para acontecer na próxima terça-feira (15), desta vez no município de Patos/PB, onde está sediada a Gerência Técnica Regional III da Agevisa/PB (comandada pela gerente-técnica Elza Betânia Barbalho), que engloba 48 municípios.

“Estes encontros objetivam não somente ampliar o número de municípios pactuados, mas, sobretudo, estreitar o relacionamento entre a Agevisa e as Visas municipais. Afinal de contas, o Sistema de Vigilância Sanitária é nacional, e é importante que haja uma perfeita integração entre todos os entes que integram este sistema”, observou o diretor Administrativo, Financeiro e de Integração Regional Irlanilson Fabrício, ao confirmar presença na reunião de Patos.

 

 

ERRATA: Em face de confusão de informação no ato da redação da matéria acima publica, acabou sendo atribuída ao servidor Tiago Lemos Oliveira Machado função diversa daquela exercida pelo mesmo na Agevisa/PB. Portanto, onde lê-se gerente-técnico de Integração e Articulação da Agevisa/PB, Tiago Lemos Oliveira Machado, leia-se técnico administrativo Tiago Lemos Oliveira Machado.