Fale Conosco

28 de agosto de 2012

Agevisa/PB participa de mobilização no Dia Nacional de Combate ao Fumo



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está integrada à programação definida pela Secretaria de Estado da Saúde para esta quarta-feira (29) – Dia Nacional de Combate ao Fumo, segundo informou a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos, Helena Teixeira Lima.

Realizadas no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, no período das 9h às 12h, as atividades contarão com a participação de representantes das Faculdades Facene e Famene e da Associação Médica da Paraíba, e incluirão a prestação de serviços como verificação da pressão arterial, teste de Fargestrom (que mede o grau de nicotina no organismo), teste de glicemia, teste do espirômetro (que mede a capacidade do oxigênio no organismo), além de exposição de peças anatômicas, distribuição de material educativo/informativo e orientação psicológica.

Problema social e de saúde – Segundo dados do  Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, há atualmente na Paraíba 511.480 fumantes, 99 mil (19,49% do total) somente na Capital João Pessoa. Em todo o Estado, mais de 2,5 mil pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro.

O tabagismo, conforme alerta da Secretaria da Saúde da Paraíba, é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de câncer na população do Estado, sendo atualmente a segunda causa de morte. Em pouco mais de dez anos, no período de 2001 até os dias atuais, o câncer foi responsável por mais de 25.200 mortes na Paraíba.

Preocupada com os efeitos danosos do uso do cigarro, a Agevisa/PB vem intensificando as ações de combate ao tabagismo no Estado. Uma das medidas essenciais nesse sentido é a orientação às Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais no que diz respeito ao controle do comércio de cigarros com vistas a coibir o contrabando e a venda ilícita de cigarros dentro do território paraibano.

O foco principal das fiscalizações, segundo Helena Teixeira Lima, está voltado para a identificação de atividades de contrabando de cigarros; cigarros com validade vencida; venda de cigarros para menores, e disponibilização de cigarros em locais de fácil acesso e visualização por parte de menores.

Campanhas – Além da orientação e melhor capacitação dos técnicos das Visas municipais no combate ao tabagismo, a Agevisa/PB vem desenvolvendo campanhas sistemáticas com vistas a alertar a população para os danos causados pelo uso do cigarro, aí incluídos atos públicos, panfletagens, palestras e cursos de capacitação.

Outro ponto forte da ação da Agência é a participação efetiva nos eventos promovidos por outros setores do Governo, tanto em nível estadual quanto em nível municipal e federal.