João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa/PB e Vigilância Sanitária de Campina Grande discutem ações conjuntas para 2014

terça-feira, 28 de janeiro de 2014 - 09:59 - Fotos: 

Dirigentes da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e da Gerência de Vigilância Sanitária municipal de Campina Grande se reuniram esta semana para definir uma série de ações conjuntas visando o aperfeiçoamento da promoção e proteção da saúde da população campinense.

Sob a coordenação da diretora geral da Agevisa/PB, engenheira de Alimentos Glaciane Mendes, o encontro aconteceu na sede da autarquia estadual, em João Pessoa, e contou com a participação da gerente da Vigilância Sanitária de Campina Grande, Betânia Araújo, e do secretário executivo do órgão, Daniel José Gonçalves.

Da Agevisa/PB participaram também o diretor Administrativo-Financeiro e de Integração Regional, Irlanilson Fabrício, o diretor técnico de Estabelecimentos e Prática de Saúde e de Saúde do Trabalhador, Ailton César dos Santos Vieira, a diretora técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia, Djanira Lucena, a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos, Helena Lima, o gerente técnico de Integração e Articulação, Laerge Cerqueira, o gerente técnico de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos, Sérgio Brindeiro, e a chefe de Gabinete, Fátima Veloso.

Dentre os temas discutidos mereceu destaque a realização, em 2014, de ações conjuntas das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal junto à rede hospitalar e aos serviços de farmácia de manipulação, com atividades de capacitação e aperfeiçoamento e perspectiva de posterior descentralização dos serviços. A promoção de atividades de esclarecimentos a respeito dos serviços relacionados a saneantes e desinsetizadoras e sobre Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e Processo Administrativo também foi debatida na reunião.

Outros pontos abordados versaram sobre a necessidade de capacitação na área de Medicamentos (com realização de atividade neste sentido ainda neste semestre), como também de esclarecimentos sobre a criação de legislação estadual/municipal para os serviços de tanatopraxia (técnica de conservação de corpos).

A descentralização dos serviços de hospitais e a articulação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com vistas à realização de capacitações voltadas para os serviços de Hemorrede e diálise também foram discutidas na reunião.