João Pessoa
Feed de Notícias

Agevisa/PB e CRF promovem palestra sobre antibióticos

quinta-feira, 4 de abril de 2013 - 18:51 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

Mais de 300 pessoas compareceram ao auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB), na manhã desta quinta-feira (04), para assistir a palestra sobre o tema “Escrituração de antimicrobianos e controlados no novo módulo do SNGPC”, proferida pela coordenadora do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Márcia Oliveira.

Promovido pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o evento fez parte das atividades voltadas para o treinamento do setor farmacêutico no processo de informação eletrônica junto ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A programação terá sequência nesta sexta-feira (5), desta vez na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF/PB), localizado à Rua Diogo Velho, nº 06,  no Centro de João Pessoa/ PB.

A presença numerosa de representantes do setor regulado, incluindo proprietários de farmácias e drogarias, farmacêuticos, representantes de instituições de classe, sindicatos, médicos, entre outros profissionais ligados ao setor, foi importante para o esclarecimento sobre as novas regras de escrituração de antibióticos no sistema eletrônico da Anvisa, conforme ressaltou o diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto.

A exigência para que as farmácias e drogarias informem eletronicamente cada venda de antibiótico ao SNGPC/Anvisa passará a vigorar no próximo dia 16 deste mês de abril, segundo observou o gerente técnico de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos da Agevisa/PB, Sérgio de Vasconcelos Brindeiro.

Treinamento – Nesta sexta-feira (05), das 8 às 12h e das 14 às 17h, Márcia Oliveira realizará treinamento para os técnicos da Agevisa/PB e das Vigilâncias Sanitárias Municipais do Estado da Paraíba. As aulas serão ministradas no Auditório do CRF/PB. O evento abordará aspectos teóricos relacionados ao cadastramento de farmácias e drogarias no SNGPC; inventário por arquivo XML; envio de arquivo zipado, operacional propriamente dito no SNGPC, com as mudanças para a versão 2.0; principais dificuldades com o sistema atual etc.