Fale Conosco

9 de março de 2012

Agevisa realiza campanha contra o cigarro e promove mobilização na praia



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa) comemora, no próximo dia 15, o Dia Estadual de Combate ao Tagismo, com o objetivo de levar ao conhecimento da população os agravos à saúde. As ações alusivas à data já começaram nas escolas da rede de ensino estadual e municipal. Em João Pessoa, estão acontecendo palestras, apresentação de vídeo sobre o risco à saúde e grafitagem.

Nesta sexta-feira (9), os alunos do Instituto Estadual de Educação – IEP assistiram palestras e foi feita grafitagem sobre o tema tabagismo. Na quinta-feira (8), a campanha foi desenvolvida na Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes, no bairro do Rangel. Nos próximos dias 12 e 13, será a vez dos colégios estaduais Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, e Cônego Nicodemos Neves, na Cidade dos Funcionários I, além das escolas municipais Damásio Franca e Hugo Moura.

Para o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, a Agevisa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Educação (PSE-Educação) e Secretaria de Estado da Saúde (PSE-Saúde), elaborou uma série de atividades que acontecerão no Busto de Tamandaré, em Tambaú, a partir das 16h.  Está prevista uma mobilização sobre o risco do tabagismo, com medida de pressão arterial, tipo sanguíneo, além de uma exposição do pulmão infectado e outro sadio, em parceria com a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – Facene.

O diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto, disse que a campanha tem o objetivo de conscientizar a população, principalmente os adolescentes, a tomar conhecimento dos males proporcionados pelo cigarro. Por isso considera importante a campanha nos colégios com a finalidade de atingir esses jovens, que também podem servir de agentes multiplicadores contra o uso do tabaco.

Confira a programação:

15 de Março – Dia Estadual de Combate ao Tabagismo

8h – Mesa redonda – Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo
Hotel Igatu – Cabo Branco – João Pessoa-PB

Atividades programadas para as escolas públicas:
- Palestra – Atividade Física enfocando Tabagismo
- Apresentação de Vídeo – O Homem de Giz (que aborda os fatores de risco para o câncer – alimentação saudável, tabagismo, atividade física, álcool e drogas)
- Alongamento/aulão
- Grafitagem abordando o Tema Tabagismo
*Outras atividades desenvolvidas pelos alunos, como dança, música, teatro, etc.